MENU

07/10/2020 às 00h00min - Atualizada em 07/10/2020 às 00h00min

Onda de calor com risco de morte é prevista em 21 cidades do Tocantins

Assessoria
Mais de 20 cidades do Tocantins estão em alerta vermelho para uma onda de calor que pode se estender até a próxima sexta-feira (9), conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

O instituto alertou para situação meteorológica de grande perigo com risco de morte por hipertermia (temperatura corporal central acima de 40°C). Segundo o Inmet, as temperaturas registrarão 5ºC acima da média na região, por mais de 5 dias consecutivos.

“Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana”, descreve o alerta.

O alerta foi emitido para que as pessoas tenham cuidados redobrados com a saúde nos próximos dias. Em caso de emergência, o Inmet recomenda que a população contate a Defesa Civil (telefone 199). Algumas recomendações devem ser seguidas no período. Entre elas, evitar a prática de atividades ao ar livre entre 10 horas e 17 horas, usar protetor solar e aumentar a ingestão de líquidos. Crianças e idosos precisam de atenção especial.

O aviso do Inmet contempla municípios tocantinenses das regiões sul, sudeste e oeste.

Confira a lista completa
Aliança do Tocantins / Alvorada / Araguaçu / Arraias / Cariri do Tocantins / Conceição do Tocantins / Dueré / Figueirópolis / Formoso do Araguaia / Gurupi / Jaú do Tocantins / Lagoa da Confusão / Natividade / Palmeirópolis / Paranã / Peixe / Sandolândia / São Salvador do Tocantins / São Valério / Sucupira / Talismã  

RECORDE DE CALOR EM PALMAS
Em setembro, Palmas registrou mais um recorde de calor. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou 41,6°C de temperatura máxima na tarde de 28 de setembro. Foi a maior temperatura de 2020 na capital do Tocantins. O recorde de calor anterior era 40,6°C em 27 de agosto e em  8 e 10 de setembro.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »