MENU

22/03/2022 às 18h17min - Atualizada em 22/03/2022 às 18h17min

Novo vagão social da Estrada de Ferro Carajás é apresentado à comunidade e começa a circular este mês

De cara nova, o Vagão Social deve percorrer estações do Maranhão e Pará. A primeira parada será na estação ferroviária de Santa Inês na próxima sexta-feira

Da Assessoria
Imprensa VALE
O entretenimento promovido no novo vagão agradou as crianças que visitaram o espaço - Fotos: Banco de imagens Vale
  
A Vale apresentou hoje (22) às comunidades e parceiros o novo Vagão Social do Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Carajás (EFC). O vagão foi completamente reformado e modernizado e volta a circular na ferrovia com nova programação ainda este mês. As atividades estavam suspensas desde 2020 em virtude da pandemia da Covid-19. Nesta nova fase, além de viajar acoplado ao Trem de Passageiros, será possível promover ações itinerantes nas Estações ao longo da ferrovia. A primeira parada será na estação ferroviária de Santa Inês, na próxima sexta-feira, 25.

“É uma nova fase para trazer ainda mais interação com as comunidades e agregar mais valor à viagem, com a oferta de atividades e serviços em um espaço moderno e confortável. Neste primeiro semestre, vamos levar o vagão, para as comunidades, em itinerância, nas estações ferroviárias. Os visitantes poderão ir até o vagão para conhecer um pouco da Vale, do trem de passageiros e das ações sociais realizadas, além de receber orientações sobre segurança para convivência com a ferrovia”, explica a supervisora do Trem de Passageiros, Ivoneide Aquino.

Nas ações itinerantes, onde o vagão social fica estacionado nas estações de passageiros ao longo da ferrovia por alguns dias, o vagão social estará acoplado a um ‘mini trem”. “Nós teremos uma mini composição, com locomotiva, gerador próprio, carro especial, carro econômico, restaurante e o vagão social em si, oferecendo uma programação diferenciada”, destaca o analista Alex Rosário, que coordena as ações sociais do Trem de Passageiros.

A primeira experiência do vagão é o “Espaço Criança”, que conta com áreas para leitura e brincadeiras. Entre os novos elementos, destacam-se uma arvore do conhecimento e painel sensorial, que vão fazer a alegria e prometem despertar o interesse dos pequenos pela leitura. No centro do vagão, o “Espaço Itinerante” conta com uma arquibancada e vai abrigar exposições e será utilizado também para realização de oficinas e palestras.

As mulheres também terão um espaço especial no vagão social: a Rede Mulheres do Maranhão (empreendedoras e quebradeiras de coco babaçu) e a Cooperativa Mulheres de Barro (grupo de artesãs de Parauapebas, no Pará), iniciativas apoiadas pela Vale e Instituto Cultural Vale, agora contam com um espaço totalmente dedicado à exposição e comercialização de seus produtos. Nesse ambiente, o público poderá conhecer um pouco das matérias-primas utilizadas e das histórias dos produtos que serão comercializados. 

Depois de São Luís, a primeira parada do Vagão Social será na estação de Santa Inês na próxima sexta-feira, 25. E até junho, a mini composição deve estacionar nas estações de Açailândia (MA), Marabá e Parauapebas, no Pará.
A retomada das atividades do Vagão social ocorre após o avanço da vacinação nos municípios do Maranhão e do Pará, com número restrito diário de visitantes e adoção de medidas sanitárias preventivas em função da Covid-19, agendamento prévio, uso obrigatório de máscara e disponibilização de álcool em gel.

Em viagem junto com o Trem de Passageiros
A partir de junho, já a bordo do Trem de Passageiros, o Vagão Social volta a promover ações como o “Segurança no período junino”, que é uma ação educativa para estimular os cuidados com a segurança, ao longo da ferrovia, durante o período de festas juninas; “Chefe de Trem por um Dia”, realizada com os alunos de escolas localizadas no entorno da ferrovia, onde eles conhecem o trem e detalhes do trabalho do Chefe de Trem; além das campanhas de conscientização voltadas para a saúde e segurança na ferrovia, entre outras.

Sobre o Vagão Social
O vagão foi criado em 2017 com a proposta de disponibilizar acesso gratuito à uma programação diferenciada durante o trajeto entre São Luís (MA) e Parauapebas (PA) como serviços de saúde, oficinas voltadas à geração de renda, palestras educativas, apresentações teatrais entre outras. Durante dois anos de atividade, o vagão promoveu mais de 40 ações e atendeu mais de 20 mil pessoas. 

Sobre o Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Carajás:
O Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Carajás interliga os estados do Maranhão e Pará, percorrendo um total de 27 municípios, sendo 24 no Maranhão e 3 no Pará.

O trem parte de São Luís, da estação do Anjo da Guarda, às segundas-feiras, quintas e sábados, sempre às 8h. No sentido inverso, sai de Parauapebas (PA) para São Luís, nas terças, sextas e domingos, às 6h. A viagem completa entre os dois estados dura em média 16h.

Por ano, sem a incidência das restrições relacionadas à pandemia da Covid 19, cerca de 300 mil pessoas utilizam este serviço de transporte, que chega a custar em alguns trechos 40% a menos que o valor praticado na viagem rodoviária. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »