MENU

21/03/2022 às 20h37min - Atualizada em 21/03/2022 às 20h37min

Campus Açailândia da UEMASUL promove I Encontro Maranhense de Engenharia Civil

O encontro contará com a participação de empresas de Engenharia Civil, profissionais da área, estudantes, cientistas, pesquisadores, além de representantes do Governo do Estado, CREA-MA e SEBRAE

Mari Marconccine - Ascom UEMASUL
Cada dia do encontro será dedicado à uma área específica - Foto: Arquivo Ascom/UEMASUL
 
Começa nesta terça-feira (22), às 9 horas, o I Encontro Maranhense de Engenharia Civil (EMAEC), promovido  pela Pró-reitora de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica (PROGESA), por meio do curso de Engenharia Civil e da empresa júnior de Engenharia Civil, Civirmita Jr, do Centro de Ciências Humanas, Sociais, Tecnológicas e Letras (CCHSTL), campus Açailândia. O encontro conta com apoio e participação de empresas de Engenharia Civil, profissionais da área, estudantes, cientistas, pesquisadores, além de representantes do Governo do Estado do Maranhão, da Associação Brasileira de Engenheiros Civis (ABENC), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão, (CREA-MA), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), e do periódico The Journal of Engineering and Exact Sciences (JCEC)  e como patrocinadores as empresas: Voitto, EMMAC, Mobility, D’castro viveiro, KLN, Ekoa e Kaeru.

O evento tem como objetivos fomentar a produção científica inerente às áreas de atuação do Engenheiro Civil, estreitar o contato com empresas da região que implantam boas práticas de gerenciamento, execução e desenvolvimento de novas tecnologias no âmbito da Engenharia Civil, além de difundir e debater temáticas que envolvam técnicas, tecnologias, políticas gerenciais e desafios da área e domínio das competências do Engenheiro Civil. 

Para a diretora do curso de Engenharia Civil, professora Jéssica Almeida dos Santos, o encontro traz uma grande expectativa por ser o primeiro evento regional promovido pelo campus. ” Trata-se de uma primeira edição de um evento regional e inédito, que demonstra ter grande potencial para se consolidar como evento de referência em Engenharia Civil no Maranhão. Isso pode ser comprovado com o quantitativo de trabalhos submetidos, até de fora do Maranhão, bem como o interesse de periódicos em publicar edições especiais com os artigos aprovados no I EMAEC. Aguardamos um evento com público significativo, grandes palestras e minicursos, um momento de premiação memorável, com a valorização dos melhores trabalhos e uma projeção do curso de Engenharia Civil, no cenário maranhense”.

A Cerimônia de abertura contará com a presença da Gestão Superior da universidade. Logo em seguida haverá a palestra “Logística de Transporte”, proferida pelo professor Dr. José Matsuo Shimoishi, da UNB. O evento segue até dia 24 de março de 2022.

A acadêmica do 6º período, Stefane Santos Silva também falou sobre a expectativa do evento que vem sendo organizado há algum tempo. “Minha expectativa para o evento são as melhores! Estamos empenhados desde agosto para trazer um evento de qualidade para todos, cheio de palestras, minicursos, mesas-redondas com os mais diversos assuntos relacionados à engenharia; e  o sentimento é o de dever cumprido por estar à frente desse I encontro maranhense de Engenharia Civil”, finalizou.

Cada dia do encontro será dedicado à uma área específica de atuação do Engenheiro Civil: Transportes, urbanismo e vias de comunicação – no dia 22; Estruturas, materiais e construção civil – no dia 23 e Geotecnia, Hidráulica e Saneamento – no dia 24.  Na programação constam palestras, apresentações de trabalhos, minicursos, mesas-redondas e plantios de árvores em locais públicos de Açailândia.  As transmissões serão realizadas ao vivo, no canal oficial da UEMASUL no YouTube com certificação de 30 horas. Todos os trabalhos aprovados I Encontro Maranhense de Engenharia Civil serão incluídos como capítulo de livro em e-book e, e os dois melhores trabalhos de cada área serão premiados com publicação em periódico científico. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »