MENU

18/03/2022 às 18h07min - Atualizada em 18/03/2022 às 18h07min

Jornada Pedagógica da Educação de Jovens e Adultos é realizada no SESI-MA

Evento reúne professores e coordenadores pedagógicos do programa de Educação de Jovens e Adultos das escolas? SESI Açailândia, Caxias e Rosário

Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA
O Professor Jarbas Feitosa do SESI conduziu a Jornada pedagógica do EJA em São Luís - Foto: Divulgação
 
SÃO LUÍS – A Jornada Pedagógica da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Serviço Social da Indústria (SESI-MA) ocorreu nesta quinta e sexta-feira, 17 e 18, na Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA).    

 O evento contiu com a participação do superintendente ?regional do SESI, Diogo Lima, que abriu o encontro para os professores e coordenadores pedagógicos da EJA das escolas SESI Açailândia, Caxias e Rosário. “A tecnologia vem transformando todos os âmbitos sociais, inclusive, o educacional. E o SESI caminha junto com essas transformações”, afirmou. 

 A Jornada tem como finalidade auxiliar os professores e equipe pedagógica do SESI a compreenderem os referenciais teóricos sobre metodologias ativas, com foco em projetos de aprendizagem e promover reflexões em torno das novas Matrizes de Referência Curricular e Material Didático. 

 O condutor da Jornada, colaborador do SESI, Jarbas Feitosa, disse que as metodologias ativas são uma nova maneira de pensar o ensino tradicional. “Elas vêm para transformar os estudantes de meramente passivos e ouvintes, para ativos e produtores de conhecimento”.  

 Os participantes tiveram um momento específico para trabalhar com as novas Matrizes de Referência Curricular e novo Material Didático da EJA, que tem a sua organização focada nas áreas de concentração da indústria.  

 A gestora pedagógica do SESI Caxias, Cleide Moraes?, vê que essa é uma nova fase vivenciada na educação de jovens e adultos. “Agora?, estamos recebendo um material que nós não tínhamos e viemos conhecer e aprender mais sobre metodologias ativas. O conteúdo dado está muito bom e de fácil compreensão”.   

 Para a colaboradora do SESI, Neurian Azevedo, é necessário que os professores se apropriem de metodologias que levem os alunos a se engajarem mais e serem protagonistas da sua aprendizagem. “Com relação ao novo material da EJA, acreditamos que é a oportunidade dos alunos se aproximarem mais da indústria, pois todas as atividades são contextualizadas com problemas reais do setor industrial”.  

 SOBRE A EJA
 Um dos maiores desafios da educação brasileira é garantir a formação básica de jovens e adultos que não estão mais em idade escolar. São milhões de brasileiros que, por vários motivos, não conseguiram concluir o ensino médio. Na busca de soluções, o Serviço Social da Indústria (SESI) lançou a Nova EJA. Mais do que uma nova chance para concluir os estudos, retornar à sala de aula também abre oportunidades para o futuro profissional. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »