MENU

16/03/2022 às 22h21min - Atualizada em 16/03/2022 às 22h21min

Araguaína inaugura o 1º Pronto Atendimento Infantil do Tocantins

O atendimento já iniciou no PAI com uma equipe formada por mais de 100 profissionais, entre médicos clínicos e pediátricos, enfermeiros, assistentes sociais e outras funções

Giovanna Hermice
Ascom - Araguaína
Wellyda Sophya, de 5 anos, foi uma das primeiras pacientes do PAI. Ela estava acompanhada da mãe - Foto: Ascom/Marcos Sandes
 
O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, realizou nesta terça-feira, 15, a entrega do PAI (Pronto Atendimento Infantil), no Hospital Municipal Eduardo Medrado, no Jardim das Flores, onde funcionava o Hospital de Campanha. A unidade de urgência e emergência pediátrica é a primeira do Tocantins com atendimento exclusivo e especializado às crianças de até 11 anos. A cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades de toda região.

A unidade atende usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), ampliando a assistência pediátrica de Araguaína e região. “É um sonho que estamos realizando para atender a nossa população, vamos salvar muitas vidas aqui, deixar as famílias mais tranquilas e ainda teremos condições de atender toda essa região macro norte do Tocantins”, informou o prefeito, Wagner Rodrigues.

A secretária de Saúde de Tocantinópolis, Maria Vandecy, esteve presente no evento e descreveu sobre a necessidade do atendimento de urgência e emergência aos moradores no norte do Tocantins. “Nossa região do bico do papagaio estava precisando, devido à distância, pois precisávamos transferir os pacientes para Palmas. Com o PAI vamos diminuir os riscos para as nossas crianças”, afirmou
 
Feito para as crianças
O diferencial da PAI inicia já com a fachada lúdica, que recebeu cores vibrantes, formas e desenhos. No interior da estrutura é da mesma forma, as paredes e tetos têm pinturas divertidas. Em seu discurso, a secretária da Saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia, falou sobre a importância desse ambiente readaptado. “Vamos levar um atendimento humanizado em um ambiente acolhedor”.
 
O PAI tá ON 24 horas
Wellyda Sophya, de 5 anos, foi uma das primeiras pacientes do PAI. Ela estava acompanhada da mãe, que falou da importância da nova unidade para trazer agilidade ao atendimento de saúde da filha. “Há três meses minha filha sente dores nas costas onde ela fez mielograma. Tivemos dificuldade para conseguir uma consulta e agora com essa unidade fica mais fácil”, disse a moradora Diviane Vieira.

A unidade será administrada pelo ISAC (Instituto Saúde e Cidadania), os casos estão sendo atendidos por prioridade, obedecendo ao critério da classificação de risco de cada paciente. Com capacidade para realizar 1.450 atendimentos por mês. Com funcionamento de 24 horas por dia, deve contribuir com a redução de demanda da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), do Setor Araguaína Sul, em 30 a 40%.
 
Estrutura
A unidade conta com nove leitos, sendo quatro na ala vermelha e cinco na amarela e ainda possui duas recepções, farmácia, sete salas para classificação de risco do paciente, e ainda outras salas de serviço social, de triagem, de nebulização com medicação, pequenos procedimentos, raio-x, administrativas. Também tem laboratório, copa, refeitório e banheiros masculinos e femininos.

A equipe do PAI é formada por mais de 100 profissionais, entre médicos clínicos e pediátricos, enfermeiros, assistentes sociais, farmacêuticos, nutricionistas, técnicos de enfermagem, de laboratório e de raio-x, além de administrativos e de apoio.
 
Investimento
O investimento da construção da primeira etapa do Hospital Municipal Eduardo Medrado foi de aproximadamente R$ 9 milhões, com recursos do Ministério da Saúde e contrapartida de 66% do Tesouro Municipal. A obra completa tem previsão de investimento de quase R$ 23 milhões e substituirá a atual unidade que funciona em um prédio alugado, no setor Rodoviário.
 
Atendimento covid

Com a nova unidade, a Saúde Municipal reestruturou o atendimento de pessoas com covid-19 que era realizado no local, retornando o serviço para a UPA, no Setor Araguaína Sul, onde existe uma ala exclusiva para atendimento de pacientes com sintomas gripais.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »