MENU

16/03/2022 às 18h46min - Atualizada em 16/03/2022 às 18h46min

SENAI/MA é destaque no Sistema de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica

O Maranhão está em 2º lugar no ranking Nordeste batendo a meta do Plano de Aprimoramento de Gestão

Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA
Foto: Divulgação
 
SÃO LUÍS – O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA) conquistou o 2º lugar no Sistema de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (SAEP) no Nordeste, conduzido pelo Departamento Nacional do SENAI, e por meio do qual é medido o nível de proficiência dos estudantes dos Cursos Técnicos da rede SENAI Brasil. A avaliação ocorreu no período de 07 a 11 de abril de 2021.
   
 Entre os 27 Departamentos Regionais do país, o Departamento Regional do SENAI-MA foi escolhido pelos avanços no Indicador de Desempenho da Avaliação Profissional (IDAP) e o Centro de Educação Profissional e Tecnológica Distrito Industrial apontado pelo Departamento Nacional, para apresentar, durante a realização do Workshop do SAEP, um relato de experiência sobre as melhores práticas implementadas na unidade, que levaram a um resultado de sucesso.
    
 O SAEP é aplicado em âmbito nacional e avalia o nível de desempenho e absorção de conhecimento dos alunos, o nível dos instrutores, a qualidade das instalações físicas (laboratórios e salas de aula), além das tecnologias aplicadas, obtendo um diagnóstico do desenvolvimento das capacidades básicas, técnicas e de gestão, conforme a metodologia SENAI de educação profissional.   

 O coordenador de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do SENAI-MA, Gilberto Lopes, resume o motivo do sucesso alcançado no SAEP. “O destaque confirmou o nível de excelência na educação profissional ofertada pelo SENAI-MA. A melhoria contínua, a tecnologia, as equipes e os processos alinhados, explicam estes resultados e nos impulsionam na busca incessante e determinada de projetar a indústria maranhense, a nível nacional, em tecnologia e inovação”. 
 
 A avaliação facilita a tomada de decisões em favor da melhoria dos cursos e programas, assegura maior transparência aos resultados das ações educacionais do SENAI para a prestação de contas à indústria, aos poderes públicos, à sociedade e à imprensa; orienta a oferta sustentável dos cursos e programas, contribui nos processos de formação continuada dos docentes, fomenta e fortalece a cultura da avaliação no Sistema SENAI.
   
 O SENAI/MA por meio dos seus Centros, participou da Avaliação de Educação Profissional-ADE/SAEP, em 2021, e apresentou avanço significativo em relação ao exercício de 2020. Houve a participação de seis centros, 516 estudantes nas provas objetiva e 115 nas provas prática, 56 docentes, seis coordenadores pedagógicos e seis gerentes.
   
 Foram avaliados os cursos de edificações, segurança do trabalho, soldagem, eletrotécnica, eletromecânica, desenvolvimento de sistemas, logísticas, informática, metalurgia, automação industrial e informática para internet nos Centros de Imperatriz, Açailândia, Bacabal, Caxias, Distrito Industrial e Raimundo Franco Teixeira, em São Luís.  

 As escolas que apresentaram melhor desempenho e superaram o Indicador de Desempenho da Avaliação Profissional (IDAP) foram Bacabal, Distrito Industrial e Imperatriz e os cursos mais bem avaliados, Edificações, Segurança do Trabalho, Soldagem, Eletrotécnica e Eletromecânica.   

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »