MENU

15/03/2022 às 17h56min - Atualizada em 15/03/2022 às 17h56min

SENAI-MA inicia novas turmas do Programa de Aprendizagem Industrial em Gestão

No total, 45 alunos serão capacitados nos cursos de Assistente Administrativo e de Recursos Humanos

Da Redação
Imprensa / FIEMA
Alunos do SENAI iniciaram curso de aprendizagem industrial em administração e rh nesta semana - Foto: Divulgação
 
Quarenta e cinco jovens com idade entre 15 e 22 anos iniciaram essa semana o Programa de Aprendizagem Industrial em Gestão nas ocupações de assistente administrativo e assistente de recursos humanos. As aulas paras novas turmas estão sendo ministradas no Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) do SENAI no Distrito Industrial, em São Luís.   Os cursos são totalmente gratuitos e têm a duração de 1.600 horas, que serão distribuídas entre aulas teóricas no SENAI e práticas nas empresas. O objetivo é que os alunos tenham a chance de vivenciar o dia a dia do mercado de trabalho e, quem sabe, futuramente, conquistar uma vaga no quadro de empregados da empresa, após a conclusão da formação.   

  As novas turmas do Programa de Aprendizagem Industrial atendem às cotas de aprendizes de 10 empresas instaladas no Maranhão: Santa Cruz Engenharia, Makra Engenharia, Fertilizantes Tocantins, Moinhos Cruzeiro do Sul, Tegram, Transnordestina, Piacentine do Brasil, Heineken, Dimensão Engenharia e Aca Brasil.  

  “A aprendizagem industrial funciona em conjunto com as nossas indústrias parceiras e é o primeiro passo para adolescentes e jovens terem acesso ao primeiro emprego. Os cursos proporcionam, além da teoria e prática nas aulas no SENAI, a vivência direta no dia a dia das empresas. Com este programa, entregamos para a indústria um aprendiz que agregará mais valor à sua equipe e que estará atualizado às tendências do setor, sendo capaz de concorrer a vagas na empresa”, afirma a gerente do SENAI CEPT-DI, Scheherazade Bastos.  

  Durante os cursos, o aprendiz será acompanhado por um instrutor que assumirá a função de mentor, contextualizando para o mundo do trabalho o que o aluno aprende enquanto é formado. No programa de formação profissional, os estudantes assinam um contrato especial de trabalho com as empresas contratantes, com duração aproximada de 12 meses, com carteira assinada.  

  EMPREGABILIDADE EM ALTA – Dados de 2020 revelam que 6 a cada 10 ex-alunos dos cursos de aprendizagem estavam empregados um ano após a conclusão da capacitação no SENAI. Essa é a taxa de inserção dos egressos da aprendizagem no mercado de trabalho. Já a taxa de incremento de renda deste público foi de 80,7%.  

  “A parceira com o SENAI já vem de longas datas. Vejo como uma forma de ajuda a jovens que geralmente não possuem nenhuma orientação profissional. É a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho para obter qualificação e comprometimento.  Tenho experiências de bons aprendizes que se tornaram efetivos e todos vieram da instituição SENAI. A maioria dos aprendizes chega com força de vontade de querer fazer o seu melhor, são jovens atentos às orientações que são passadas no decorrer de suas atividades e de fato vestem a camisa e buscam oportunidade de crescimento profissional,” destacou a analista de Recursos Humanos Generalista da Eurochem Fertilizantes Tocantins, Lucyana Mochel Oliveira de Loiola.  

  Yville Petrick Santiago, 15 anos, que mora no Coroadinho, ficou feliz com a oportunidade do curso. “Eu tenho habilidades na parte de computação e acho que o curso vai ser uma grande oportunidade para começar a trabalhar”, disse o aluno mais jovem da turma.   

  Alicia Letícia Marque The, 18, estudante que mora em Pedrinhas, ressaltou que o mercado de trabalho sempre exige experiência e é muito importante essa parceria das empresas com o SENAI para oferecer para jovens essa oportunidade. “As empresas a cada dia exigem mais a experiência e fica difícil entrar no mercado de trabalho. Com essa oportunidade no SENAI, teremos a chance de estudar e trabalhar no contraturno e até ser efetivado”, disse Alicia.   

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »