MENU

15/03/2022 às 11h39min - Atualizada em 15/03/2022 às 11h39min

Cinco cidades fecham ciclo de visitas técnicas e ativação da TV Digital no MA

Ao todo, onze municípios estão recebendo a equipe do Ministério das Comunicações, que checa a infraestrutura instalada e valida a qualidade da transmissão nas residências dos maranhenses

Da Redação
ASCOM - MCom
Foto: Divulgação-Gustavo Torquato/MCom
  
Mais 650 quilômetros de estrada e balsa e o roteiro do projeto Digitaliza na Estrada no estado do Maranhão se conclui: a fase final da jornada inclui cinco novas cidades que serão visitadas nesta semana, a partir de terça, 15 de março. Na rota 8 da ação estão incluídas Palmeirândia, Cajapió, Cedral, Cururupu e Bequimão – seguindo da baixada para o litoral ocidental maranhense.

Quase 100 mil pessoas serão diretamente impactadas com a chegada da TV Digital nestes municípios. Estes e mais 57 foram qualificados no âmbito do programa Digitaliza Brasil que, na fase 1.2, convocou prefeituras maranhenses a aderirem à proposta. Desenvolvida pelo Ministério das Comunicações (MCom), a iniciativa tem o intuito de concluir a digitalização do sinal de televisão. O serviço, aberto e gratuito, não apenas representa melhor qualidade de som e imagem, mas também permite a recepção e a interatividade em dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Mais de 1,3 milhão de maranhenses nas 62 cidades qualificadas serão beneficiados com a chegada da TV digital. Todas elas, antes do Digitaliza Brasil, contavam apenas com o sinal analógico de televisão. “Faz parte da missão do Ministério das Comunicações ampliar a inclusão digital e a conectividade e aprimorar a qualidade dos serviços de comunicação, essenciais ao exercício da cidadania em todo o país”, assegurou o ministro Fábio Faria. Em 2021, eram 1.638 localidades brasileiras recebendo a programação de TV em sinal analógico. A previsão é desligar o padrão analógico até o final de 2022.

NAS ESTRADAS DO MARANHÃO – As cidades maranhenses inauguraram um novo padrão no planejamento do Digitaliza na Estrada desde que, no dia 24 de fevereiro, a equipe do MCom atravessou de balsa o Rio Parnaíba em direção a Coelho Neto. Na última semana foram visitadas, inicialmente, Miranda do Norte, Itapecuru Mirim e Humberto de Campos. De lá para Primeira Cruz, os técnicos da pasta deixaram para trás o automóvel e embarcaram em uma “voadeira”, seguindo mais de 10 km no barco pelo rio Periá.

A rota 7 ainda seguiu para Barreirinhas, portal do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, um mar de lagoas cristalinas entre dunas de areias brancas que formam um cenário único no mundo. Na cidade, quase 64 mil pessoas assistiam televisão com chuviscos na imagem e chiados no som, contrastando com tantas belezas naturais e requinte de cores.

Com a qualidade digital na TV, a população de Cururupu e Cedral – familiarizada com as cores da flora e fauna da floresta dos Guarás – terá imagens mais nítidas e a disponibilidade de até oito canais digitais, entre eles a TV Brasil. Gerida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a televisão pública leva aos brasileiros quatro programações diferentes e simultâneas por meio do recurso da multiprogramação.

DIGITALIZA BRASIL – Ao lançar o programa Digitaliza Brasil, em maio de 2021, o MCom concentrou esforços para virar a chave da evolução no sinal de TV. A Portaria MCom 2.524/2021, que institui o programa, determina a simplificação do processo de consignação e autorização de canais digitais. Nessa linha, a intenção é garantir continuidade na retransmissão de TV na hora que a tecnologia digital chegar às cidades.

Também é simples acompanhar o passo a passo da digitalização do sinal, porque a pasta tornou pública uma base de dados, com recursos inteligentes, que reúne informações atualizadas sobre o Digitaliza Brasil. Para ter acesso, basta acessar a página www.gov.br/mcom/digitalizabrasil. A ferramenta é intuitiva, composta como um painel interativo, criado em parceria com a Seja Digital – entidade responsável por operacionalizar a digitalização no país. Os roteiros do Digitaliza na Estrada estão registrados na página especial dedicada à ação. Nas duas últimas rotas, a equipe técnica segue para Alagoas e retorna ao Rio Grande do Norte, onde fecha o giro pelo Nordeste.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »