MENU

14/03/2022 às 19h45min - Atualizada em 14/03/2022 às 19h45min

Festival de Marchinhas elege a melhor composição carnavalesca de 2022

A premiação contou com verba oriunda do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura

Rafael Pestana - Ascom/FCI
A marchinha vencedora levou o troféu de primeiro lugar e 5 mil reais, foi “Realeza”, composição de Zeca Tocantins, interpretada por Anderson Camelo - Foto: Samuel Souza
 
A Prefeitura de Imperatriz realizou neste final de semana (12 e 13) o Festival de Marchinhas Carnavalescas 2022. A iniciativa feita por intermediação da Fundação Cultural do município (FCI), ocorreu no teatro Ferreira Gullar sendo transmitida ao vivo pelo canal oficial da Prefeitura no YouTube e em parceria com a rádio Açaí FM. Escolha por essa modalidade de transmissão se deu em consonância com os decretos municipais, de combate à covid-19.

Sobre o evento, o presidente da FCI, Paulinho Lobão, destacou a importância do trabalho do Município durante todo o ano. “A Fundação não é feita apenas de festas, eu acredito que  Imperatriz acompanhou o Festival da Panelada, a nossa Ciranda Cultural, que foi um sucesso para as crianças. Acompanhou também a nossa Jardineira Itinerante, nos bairros, levando cultura às nossas comunidades carentes, que não têm acesso devido à cultura. E pensar em cultura, não é pensar só nas datas comemorativas. Cultura nós vivemos todos os dias, cultura é valorizar os nossos músicos e nossos artistas”.

Durante os dois dias de evento, a banca julgadora, composta pelos membros da sociedade civil e do setor cultural, Dorielton Xavier, Enildo Pintin, Rosana Feitosa, Juarez Sena e o cantor Jordão, teve a responsabilidade de eleger a melhor marchinha de 2022. Das 12 marchinhas classificadas para o Festival, seis disputarem a grande final, e a marchinha vencedora, levando o troféu de primeiro lugar e 5 mil reais, foi “Realeza”, composição de Zeca Tocantins, interpretada por Anderson Camelo.

Em segundo e terceiro lugar, ficaram as composições “Me Dá o Anel”, letra e interpretação de Leal Júnior, e “Quicadinha”, com letra de Sallys Moraes e interpretação de Karleyby Allanda. As duas levaram, respectivamente, 3 e 2 mil reais. Por sua vez, o júri popular premiou “Bumba Boi Nina”, composição e interpretação de Mateus Camelo, com 1 mil reais.

O pagamento foi realizado pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Fundação Cultural, através do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fumic). Paulinho Lobão, presidente da FCI, destacou que “a premiação que a gente está dando para vocês é de coração, pra que a gente possa mais uma vez continuar incentivando a nossa cultura. E não vamos deixar nenhum momento a nossa cultura ser esquecida. Não vamos deixar essa onda do mal acabar a cultura da nossa cidade”.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »