MENU

13/03/2022 às 21h39min - Atualizada em 13/03/2022 às 21h39min

Livros & Leitura

Leia e comente:

Da Redação - GB Edições

  

A Sociedade Desigual

“Violenta, autoritária, elitista e medíocre. Essa é a sociedade desigual”. Com inovadora abordagem, o economista e professor Mário Theodoro demonstra a centralidade da questão racial na construção e desenvolvimento da sociedade brasileira, explicando de que modo o racismo funcionou e segue funcionando como motor e elemento organizador da desigualdade no Brasil. Em suas diversas formas e manifestações, a violência opera como avalista da manutenção das desigualdades, na relação complementar entre a ação da polícia e da Justiça, nas condições de moradia, transporte público, sistemas de saúde e de educação e na precarização do trabalho. Em cada uma delas, o elemento racial é o fator explicativo, e esse conjunto de violências sustenta e preserva a sociedade desigual, impedindo mudanças estruturais significativas. Mário Theodoro aponta também a incapacidade dos estudiosos e das principais teorias econômicas de produzir até hoje um modelo de estudo que leve em conta – em um país de maioria negra – a preponderância do racismo na desigualdade da sociedade brasileira, e, como escreve o autor, "o racismo mata, prende, exclui, limita, enlouquece". Para ele, a grande força de transformação virá justamente do segmento mais afetado pela desigualdade: a população negra. Com 448 páginas, o livro é da Editora Zahar.
 

Se Liga, Dani Brown

Dani Brown precisa de um sinal. Tudo que ela quer é alguém com quem possa se divertir, sem complicações ou sentimentos envolvidos. O problema é encontrar essa pessoa, por isso ela pede ao universo que lhe avise se aparecer alguém que preencha os requisitos. Quando acaba presa em um elevador durante um treinamento de incêndio e é resgatada por Zaf, o segurança rabugento de quem é mais ou menos amiga, Dani pensa ter entendido o recado e começa a bolar um plano para seduzi-lo. Nenhum dos dois espera que o resgate gere rumores de que eles estejam juntos. Muito menos que tais rumores tragam benefícios para suas vidas, o que os leva a encenar um namoro de mentira. Nos bastidores, porém, Dani continua firme com seu plano de seduzir Zaf e conseguir o que quer, mas aos poucos essa amizade colorida se torna mais complicada que sua tese de doutorado. Será que o tiro saiu pela culatra? Ou será que esse é o verdadeiro sinal do universo e Dani só precisa se ligar para ver? De Talia Hibbert, o livro tem 288 páginas e é da Editora Paralela.
 

O Fim de Todas as Coisas

A cosmologia moderna permitiu aos físicos explicar a história do universo desde suas origens, mas hoje temos ferramentas que podem nos dizer o que vem a seguir. Katie Mack começou a refletir sobre essa questão quando era uma jovem estudante e ouviu de seu professor de Astronomia que o universo poderia acabar a qualquer momento. Essa revelação a colocou no caminho da astrofísica teórica. Agora, de um jeito bem-humorado e acessível, a autora nos apresenta os cinco finais possíveis do cosmos: o Big Crunch, a Morte Térmica, o Big Rip, o Decaimento do Vácuo (aquele que pode acontecer a qualquer momento!) e o Ricochete. Regidas por processos físicos distintos, cada hipótese oferece um estilo bastante diferente de apocalipse, mas todas têm um elemento em comum: haverá um fim. Guiando-nos pela ciência de ponta e pelos principais conceitos da Física, Katie Mack nos leva em uma viagem divertida e surpreendentemente otimista para esse fim de tudo o que conhecemos. Com 272 páginas, o livro é da Editora Objetiva.
 

Depois das Supernovas - O Novo Continente

No lançamento “Depois das Supernovas - O Novo Continente”, livro que marca a estreia na literatura do jovem escritor Pedro Reis, o leitor se depara com uma aventura épica em um cenário distópico ambientado na América do Sul, no ano de 2241. A história ilustra as consequências de uma Terceira Guerra Mundial causada pelo ódio e a ganância dos seres humanos. Para evitar que uma tragédia acometesse seu povo, o rei José de Azevedo I explodiu o canal que ligava a América Central à América do Sul, isolando sua população do resto do mundo. Inspirado em aventuras e jogos de RPG e fantasia, o autor apresenta os protagonistas Kaleb e Riosus em uma jornada de descobertas movida pela força da amizade. Enquanto procuram pelos pais desaparecidos, os jovens também precisam fugir do atual rei que os enxerga como ameaças. Kaleb é um órfão que nunca teve a chance de ter amizades e nem família, com sonhos de conhecer o Novo Continente cheio de mistérios. Riosus, um jovem soldado com problemas de confiança e que despreza qualquer um que não seja humano, também embarca na aventura para encontrar seus pais desaparecidos. Ambos terão de enfrentar os mistérios de um lugar desconhecido ao mesmo tempo em que fogem do rei Joshua, o Salvador, que os caça ferozmente. Aos 20 anos, Pedro Reis demonstra toda a sua capacidade criativa em “Depois das Supernovas”. O livro conta com mapas e ilustrações que vão provocar a imaginação do leitor e ajudam a inseri-lo em um universo fantástico e rico em detalhes. Com 535 páginas, o livro é da Editora Viseu.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »