MENU

12/03/2022 às 12h14min - Atualizada em 12/03/2022 às 12h14min

“Fera Ferida”, grande sucesso da Globo

Da Redação - GB Edições
Raimundo Flamel (Edson Celulari) se dizia alquimista capaz de transformar ossos em ouro, mas na verdade chegou a Tubiacanga em busca de vingança / Foto: Arquivo GB Imagem
Raimundo Flamel (Edson Celulari) chegou a Tubiacanga carregado de mistérios. Comprou a maior mansão da cidade, envergava um figurino diferente (aliás, as camisas usadas pelo personagem viraram moda) e se dizia alquimista capaz de transformar ossos em ouro.

Assim começou "Fera Ferida", novela escrita por Aguinaldo Silva e exibida pela Globo no final de 1993.

Na verdade, Flamel era Feliciano Junior, que voltou a sua cidade natal em busca de vingança. Seus principais inimigos eram o Prefeito Demóstenes (José Wilker) e o Major Bentes (Lima Duarte). Na sua sede de vingar a morte dos pais (vividos por Tarcísio Meira e Lucinha Lins), Flamel acaba encontrando Linda Inês (Giulia Gam), filha de Demóstenes e os dois vivem uma grande paixão, embora ela seja prometida ao filho do Major Bentes.

A trama também foi recheada de outros mistérios. A história de que Flamel era capaz de transformar ossos em ouro provocou uma verdadeira corrida ao cemitério da cidade e é aí que entra a figura do coveiro interpretado por Cláudio Marzo que trazia mensagens mandadas pelos mortos.

Cássia Kis mereceu destaque interpretando Ilka Tibiriça, uma personagem que cresceu muito durante a trama e que só pensava em curar a impotência de Ataliba (Paulo Gorgulho).

Camila (Cláudia Ohana) foi pura poesia. Ela vivia num coma profundo e quando desperta começava a flutuar e se transformava em anjo.

É bem verdade que o final da novela foi um tanto confuso, mas não chegou a tirar a beleza da trama como um todo. Vale a pena lembrar o romance platônico vivido entre o Professor Praxedes (Juca de Oliveira) e Remédios (Luiza Thomé).

No elenco estavam ainda Suzana Vieira, como Rubra Rosa; Arlete Salles, Déborah Evelyn, Rubens Caribé, Claudia Alencar, Hugo Carvana, Vera Holtz, Tonico Pereira, Otávio Augusto, Giuseppe Oristânio, Ewerton de Castro, Camila Pitanga, Norton Nascimento, Maria Helena Dias, Rosane Goffman, Daniela Faria, Carolina Dieckmann, Joana Fomm, Marcos Winter, entre outros.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »