MENU
Você sabe as causas de unha encravada e como evitar? Neste episódio, a dermatologista Dra. Vivian Barzi dá mais detalhes sobre o assunto.
Unha encravada, que na medicina tem um nome difícil chamado de onicocriptose ocorre quando a lateral da unha machuca a pele, causando dor e inflamação. É um problema que pode ser doloroso e potencialmente grave. Grande parte das pessoas sabe reconhecer esse problema.
Você deve notar se, além da dor, tem vermelhidão, inchaço, calor ao redor da unha e pus. Além disso, a pele ao redor da unha que fica inflamada pode sangrar. Todos esses são sinais de infecção e nesse caso você deve procurar ajuda especializada.
O tratamento é feito com medicações que a depender do caso podem ser pomadas ou comprimidos com objetivo de diminuir a dor e combater essa infecção e cuidados locais para permitir que a unha cresça sem machucar a pele adjacente.
Evitar sapatos apertados e muitos traumas e principalmente cuidado com o cortar a unha: você deve cortar as unhas dos pés deixando quadradas e não muito curtas, ou seja, sem arredondar as bordas e não deve cutucar os cantinhos ou retirar a cutícula em excesso.
Para saber mais, assista ao vídeo no canal Doutor Ajuda.