MENU

09/03/2022 às 19h05min - Atualizada em 09/03/2022 às 19h05min

Operação da GAECO e Polícia Civil prende empresários em Imperatriz

Os dois são suspeitos da prática de crimes de comércio ilegal de arma de fogo, lavagem de dinheiro e organização criminosa

Dema de Oliveira - Jornal O PROGRESSO
Componentes do comando da Operação 17, durante coletiva na manhã de ontem - Fotoa: Dema de Oliveira/O PROGRESSO
 
A Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), sob a coordenação do Departamento de Combate ao Crime Organizado (DCCO), com apoio operacional do Grupo de Atuação Especial no Combate às Organizações Criminosas do Ministério Público do Maranhão em Imperatriz (Gaeco/Imperatriz) e do 1º Departamento de Combate a Corrupção (Deccor Imperatriz), realizou na manhã desta quarta-feira (9), em Imperatriz, operação cujos como alvos foram, dois empresários da cidade. 

Os dois são suspeitos da prática de crimes de comércio ilegal de arma fogo, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Os empresários, identificados por Vander Israel e Vanderson Israel, que são irmãos gêmeos, foram presos em cumprimento a mandados de prisão temporária.

Durante a operação, foi dado cumprimento a 20 mandados de busca e apreensão, todos em endereços vinculados aos investigados, para coletar elementos probatórios, em Imperatriz e Rondon do Pará.

As investigações começaram após denúncias anônimas dando conta da elevada quantidade de munições revendidas por empresas de propriedade dos investigados, além de constantes mudanças de suas denominações (nome fantasia) e seus respectivos endereços, assim como transportes desses produtos de forma ilegal para outros estados, utilizando pessoas como “laranjas”, entre outros crimes constatados ao longo das investigações. 

A decisão judicial, deferida pela 1ª Vara Criminal de Organização Criminosa da Comarca de São Luís, além das medidas cautelares pessoais e probatórias, também autorizou a extração de dados de todos os aparelhos eletrônicos apreendidos, bem como o compartilhamento das provas produzidas com o Exército Brasileiro, MPMA e Sefaz.

Apreensões 
Durante a operação, foram apreendidos: um veículo Toyota, modelo SW4, um fuzil 556 com carregador e munição, pistola 9mm com munição, três espingardas ponto 12 de repetição (escopeta) e vasta quantidade de munição.
A denominação ‘Operação 17’ é em alusão ao artigo 17 da Lei 10826/03 | Lei nº 10.826, de 22 Dezembro de 2003, que dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, Estatuto do Desarmamento, como é conhecida.

No fim da manhã, os componentes do comando da operação, realizaram entrevista coletiva a imprensa, ocasião que prestaram conta da ‘Operação 17’.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »