MENU

09/03/2022 às 17h18min - Atualizada em 09/03/2022 às 17h18min

Suzano amplia em mais de 50% o número de mulheres na companhia nos últimos dois anos

Da Redação - Imprensa/Suzano
Foto: Divulgação
 
A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, ampliou em mais de 50% o número de mulheres atuando na companhia nos últimos dois anos. A companhia passou de 2.131 colaboradoras na empresa em 2019 para 3.206 mulheres em 2022. A empresa entende que há uma trajetória de transformação e evolução a ser percorrida para aumentar a representatividade de mulheres e tem realizado diversas ações para capacitar suas colaboradoras.   

 A companhia tem implementado projetos de incentivo e ações que contribuem para aumentar a presença das mulheres em todas as áreas e níveis hierárquicos. “Nosso intuito é desenvolver e capacitar as mulheres da companhia para que elas possam se tornar as nossas novas líderes”, afirma Marcela Porto, Head de Comunicação e Marca da Suzano e Sponsor do Grupo de Afinidade (GA) de Mulheres da companhia.  

 O Programa de Trainee é um dos exemplos de capacitação que torna a companhia ainda mais diversa e plural. Em 2021, 53% do público desse programa era composto por mulheres. Este ano, a porcentagem já chegou a 64%.  

 Neste mês, a companhia dará início às atividades do programa Elos D+, voltado para a aceleração interna de mulheres e pessoas negras. Trata-se de um programa com duração de 18 meses, que contempla atividades como workshops sobre crenças limitantes, atividades práticas, rodadas de networking, sponsorship, além de bolsa de inglês com 50% de desconto. As aulas contarão com aproximadamente 350 pessoas desse público.  

 “Nós valorizamos um ambiente de trabalho diverso e inclusivo e temos como meta alcançar, até 2025, 30% dos cargos de liderança ocupados por mulheres na companhia, compromisso que vinculamos também a uma operação de captação de recursos no mercado internacional”, enfatiza Pollianne Dionor Schwabe, Gerente de Auditoria de Processos e Líder do Grupo de Afinidade (GA) de Mulheres da Suzano. “A celebração ao Dia Internacional da Mulher precisa ser acompanhada de reflexão e ação em relação aos desafios que ainda estão presentes na carreira e como podemos evoluir”, complementa.  

 A Suzano é signatária do programa Equidade É Prioridade da ONU Mulheres, do Movimento Mulher 360 e da Rede Mulher Florestal. Em 2021, a companhia foi reconhecida pelo prêmio WEPs Brasil 2021 Troféu Bronze, que fomenta o empoderamento econômico e a liderança das mulheres como um dos pilares para um crescimento sustentável, inclusivo e equitativo.   

 Além disso, no último ano a Suzano também recebeu o selo WOB (Women on Board), que reconhece e valoriza as companhias que promovem a diversidade no ambiente corporativo por meio da participação feminina nos conselhos de administração ou consultivos.   

 As metas da companhia também se refletem nas perspectivas das colaboradoras. A mecânica de máquinas florestais de campo da unidade Imperatriz, Mayranne Melo, foi a primeira mulher a ser admitida na função no Maranhão. “Comecei por meio de um curso de mecânica de máquinas florestais. Fiz as aulas e em seguida participei um processo seletivo. Éramos três mulheres e os demais eram homens. Quando fui admitida na Suzano, em 2020, foi o dia mais feliz da minha vida”, conta.  

 Com um sonho realizado, Mayranne agora segue em busca de outro. Os próximos passos da mecânica, que hoje cursa engenharia mecânica, é fazer parte de uma estatística importante: alcançar, nos próximos anos, um cargo de liderança na companhia. “Eu quero estar na gestão, quero mostrar que valeu a pena a Suzano acreditar no empoderamento e no trabalho da mulher, na força que nós temos. Quero continuar mostrando que temos voz pra começar, continuar e permanecer naquilo que nós sonhamos”, finaliza. 

 Sobre a Suzano   
 A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 98 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br  

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »