MENU

01/10/2020 às 11h50min - Atualizada em 03/10/2020 às 00h00min

Riscos e benefícios em obter empréstimos

Empréstimos são úteis para momentos de crise financeira, porém, deve-se tomar cuidado para não ter problemas.

DINO
https://www.bullla.com.br/


Em algum momento da vida, é possível que surja uma eventual necessidade financeira que supere o orçamento costumeiro de alguma pessoa física.

Nestas situações, muitas vezes, o empréstimo é a melhor e mais rápida saída para solucionar a questão, porém, é imprescindível estar atento a determinadas variáveis, já que este tipo de tomada de crédito, como tudo na vida, possui dois lados.

Abaixo estão relacionados alguns pontos com os riscos e benefícios que devem ser levados em conta na hora de avaliar se contrair um empréstimo é mesmo a saída mais adequada:

1. Riscos

Endividamento: antes de se efetuar um empréstimo, é muito importante analisar com bastante cuidado a possibilidade de pagamento tanto do valor final quanto das parcelas que ele somará ao custo de vida de quem opta por este meio de crédito. Caso contrário, estará correndo o sério risco de se endividar. Pagar as contas em dia, de modo geral, é de suma importância para a saúde financeira e é com planejamento que se diminui os riscos de atrasos e inadimplências.

Uso inadequado do valor: o dinheiro como um todo deve ser tratado com cautela, mas este conselho é especialmente importante quando o assunto é empréstimo. É normal que, ao ver aquele montante não habitual depositado em conta, as pessoas se deslumbrem e até pensem em usar parte dele para uma finalidade não prevista e não urgente. Isso significa dizer que não basta planejar, mas é imprescindível se ater ao planejamento o máximo possível.

Contratar juros exorbitantes: este risco decorre da pressa em contratar ou do fato de desconhecer todas as linhas de empréstimo existentes no mercado. Uma vez identificada a necessidade de se contrair um empréstimo, deve surgir o cuidado que esta operação financeira merece. Pesquisar é um passo importantíssimo que não deve ser deixado de lado.

2. Benefícios

Realizar compras à vista com desconto: este é, inclusive, um dos motivos mais comuns pelos quais uma pessoa física contrai um empréstimo. De fato, pode valer a pena tomar este tipo de crédito para arcar com o custo total no ato de uma compra vultosa, já que, na maioria dos casos, são concedidos descontos consideráveis para pagamento à vista.

Saldar dívidas com abatimento de juros ou, até mesmo, com desconto: um empréstimo pode ser a solução exata para quitar dívidas altas à vista, negociando uma redução na taxa de juros (se já houver inadimplência) ou até mesmo um desconto no montante final por adiantar o pagamento de débitos parcelados. Um empréstimo com taxas menores pode ser utilizado para, inclusive, cobrir as parcelas de outro empréstimo com taxas maiores.

Possibilidade de vivenciar experiências: não raro, empréstimos são contraídos com o intuito de proporcionar mais rapidamente ao tomador algum tipo de experiência que ele levaria mais tempo para realizar sozinho. O mais usual, neste caso, são as viagens. Pode sair mais barato adquirir o crédito e aproveitar, por exemplo, condições de câmbio atipicamente favoráveis que eventualmente surjam em determinado momento.

Uma vez detectada a necessidade de contrair um empréstimo, é hora de começar a comparar as condições que o mercado financeiro vem oferecendo, analisando aspectos como as taxas de juros ofertadas.

O empréstimo entre pessoas físicas é uma boa opção, já que conta com juros mais baixos do que as demais modalidades de empréstimo do mercado.

Para aqueles que questionam se esta é uma hipótese segura, vale lembrar que no ano de 2018 o Banco Central do Brasil regulamentou as SEP’s - Sociedades de Empréstimos entre Pessoas, que são, em sua maioria, fintechs (startups da área de finanças) responsáveis por facilitar este tipo de transação com maior segurança e menos burocracia, sendo todo o procedimento realizado através de plataformas digitais.

O Bullla é uma plataforma de empréstimo online devidamente autorizada pelo Banco Central.

Mais informações em https://www.bullla.com.br/  -  Website: https://www.bullla.com.br/

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »