MENU

08/03/2022 às 19h38min - Atualizada em 08/03/2022 às 19h38min

Professores de História da UEMASUL organizam livro com produções acadêmicas

Grande parte dos autores participantes do livro é graduada em História e a publicação traz adaptações de seus trabalhos de conclusão de curso, das pesquisas e dos projetos de iniciação científica

Mari Marconccine - Ascom/UEMASUL
Grande parte dos autores participantes do livro é graduada em História e a publicação traz adaptações de trabalhos de conclusão de curso, das pesquisas e dos projetos de iniciação científica - Foto: Ascom/UEMASUL
 
O projeto do livro “Histórias e Diálogos, uma perspectiva interdisciplinar” surgiu a partir do Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar em História das Religiões (NEIHR) do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras (CCHSL) da UEMASUL. O núcleo tem como objetivo a realização de pesquisas que priorizem o desenvolvimento histórico das religiões, suas interfaces com as relações de poder, a cultura e o cotidiano, valorizando o diálogo interdisciplinar com as ciências sociais.

A iniciativa da organização da publicação é dos professores Moab César Carvalho Costa e Raimundo Lima dos Santos e a produção teve o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA). “Este livro de “diálogos” é um marco no curso de História da UEMASUL, pois inaugura, de forma efetiva, uma conexão intelectual não apenas entre professores, mas entre eles e alunos. Trata-se de um bom exemplo de valorização de bons trabalhos de nossos acadêmicos e acadêmicas. Esperamos que seja apenas uma de variadas outras parcerias com discentes dispostos a dar novos passos na produção de conhecimento”, afirmou o professor Raimundo Lima dos Santos.

Grande parte dos autores participantes do livro é graduada em História e a publicação traz adaptações de trabalhos de conclusão de curso, das pesquisas e dos projetos de iniciação científica. O objetivo principal dos organizadores em estimular a publicação é uma forma de fortalecer a pesquisa e a produção acadêmica entre os alunos do curso de Historia, da UEMASUL,  democratizando o conhecimento e permitindo o amplo acesso por parte da comunidade em geral. 

Samuel Marques Silva, em parceria com o professor Moab César Carvalho Costa é autor do terceiro capítulo do livro: “Escravidão negra em Imperatriz – Ma: perspectivas documentais em arquivos paroquiais e documentação de época (1852-1888)”. Samuel falou sobre sua experiência em participar da publicação. 

“Quando recebi o convite para participação no livro, me passou um filme pela cabeça, desde meu ingresso na universidade e de como minha trajetória por ela foi completamente transformada positivamente. Jamais imaginaria, lá no início do curso, que chegaria a participar como autor de um livro acadêmico. Mas é indiscutível, que para mim, a progressão no projeto de pesquisa proposto pelo professor Moab César foi um divisor de águas, não somente na minha vida acadêmica, mas também como pessoa. Foi ali, o ponto de partida onde eu realmente me aprofundei em leituras e de fato me transformei em um historiador”.

Para o professor  Moab César Carvalho Costa, “A publicação de uma obra coletiva, principalmente quando a maioria dos autores são alunos da graduação e bolsistas de iniciação científica fortalece a missão da universidade, amplia os horizontes e promove maior estímulo na caminhada acadêmica. Num país desigual como o nosso, a melhor de todas as respostas é a educação. O curso de História da UEMASUL tem como mister a promoção da consciência crítica e a autonomia de seus egressos, e essa publicação, entre muitas outras ações, é sinal de que ela cumpre o seu papel institucional”, ressaltou.

O livro “Histórias e Diálogos, uma perspectiva interdisciplinar” é estruturado em sete capítulos: Religião e Gênero: O não reconhecimento do ministério feminino e a cristalização do patriarcalismo autoritário nas Igrejas Assembleia de Deus – Ads no Brasil, autor professor Moab César Carvalho Costa; Um olhar romântico sobre a natureza maranhense, de autoria do professor Raimundo Lima dos Santos; Escravidão negra em Imperatriz-Ma: perspectivas documentais em arquivos paroquiais e documentação de época (1852-1888), de Moab César Carvalho Costa e Samuel Marques Silva; Um literato e sua anima: incursões junguianas acerca do feminino na poesia de Gonçalves Dias, de autoria de Eduardo Oliveira Melo e Raimundo Lima dos Santos; O Ethos viril sertanejo a partir da defesa da honra no século XX, de Iasmin Maria Andrade da Silva; Encantos e temores no imaginário de André Thevet acerca das Amazonas do Brasil Quinhentista, de autoria de Paula Milena Magalhães Miranda; e A sacerdotisa de Hathor: o corpo modificado como receptáculo do Sagrado, autora Hellen Alice Bandeira Alves dos Santos.

Os autores doaram 20 volumes para as bibliotecas dos  campi da UEMASUL e o lançamento oficial da obra está previsto para o início do semestre, segundo os organizadores.
 Acesse e baixe o download gratuito da publicação. “Histórias e Diálogos, uma perspectiva interdisciplinar”.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »