MENU

07/03/2022 às 20h58min - Atualizada em 07/03/2022 às 20h58min

Mulheres líderes: a valorização do papel feminino no mercado de trabalho

Conheça a história de Alinez Martins, Engenheira Eletricista que atua há 40 anos na Equatorial Maranhão

Da Redação - Imprensa da Equatorial Maranhão
Foto: Divulgação - Imprensa da Equatorial Maranhão
  
Oito de março é uma data histórica carregada de representatividade e marcada por inúmeras conquistas. Escolhida para comemorar o Dia Internacional da Mulher, esta data muito especial representa a luta da classe feminina por melhores condições de trabalho e, principalmente, pela equidade de gênero. 

A simbologia deste dia reflete a força que a classe feminina vem ganhando nos últimos anos, fruto das batalhas vividas por muitas outras mulheres anteriormente. No aspecto profissional, ao longo das décadas passadas, muitas precisaram enfrentar preconceitos e reivindicar direitos básicos para que hoje fosse possível usufruir de salários mais justos, posições antes só ocupadas por homens, cargos de liderança, entre outros.  

Exemplo de mulher que lutou para ocupar um espaço de destaque na vida profissional, é Alinez Martins, que atua como Gerente de Manutenção e Expansão na Equatorial Maranhão. Se dividindo entre o lado pessoal e profissional, além de ser mãe de duas filhas, Alinez é responsável por movimentar um importante setor que busca fornecer energia elétrica de qualidade na casa dos maranhenses.  

Natural de Cedral, município da baixada maranhense, Alinez foi a única mulher de uma turma de 40 alunos na sua graduação em engenharia elétrica. Ela trabalha há 40 anos na Equatorial Maranhão, iniciou como engenheira e hoje é líder direta de uma equipe de 44 funcionários, e indiretamente, de outros 300. Todos os dias, Alinez é responsável por tomar decisões importantes e resolver inúmeras situações de expansão e manutenção do sistema de distribuição elétrica da capital e outros 22 municípios adjacentes. Além disso, por oito anos, foi coordenadora do Programa Luz Para Todos (PLPT), projeto que permitiu levar energia elétrica para diversas regiões rurais de baixa renda, fato que marcou sua carreira e motivo pelo qual se orgulha muito.  

Para Alinez suas conquistas ao longo da trajetória profissional são gratificantes, “Por bastante tempo nós mulheres tivemos que nos esforçar muito mais que o necessário para receber o mínimo de reconhecimento, fico feliz ao perceber que isso está mudando. Hoje, me sinto muito satisfeita em desenvolver o meu trabalho e grata pelo apoio de uma equipe profissional maravilhosa, em uma área que felizmente vejo sendo cada vez mais ocupada por líderes mulheres”, contou Alinez.  

Na Equatorial Maranhão, todos os dias reafirma-se a importância de valorizar as profissionais mulheres, abrindo oportunidades que as possibilitem crescer e ocupar os mais variados espaços. Ao reconhecer os recortes sociais necessários e oferecer condições justas de trabalho, a Equatorial se compromete em construir um ambiente mais diversificado, respeitoso e inclusivo. Desta forma, ao enaltecer a importância da participação feminina em todos os níveis hierárquicos da companhia e promover ações sociais nas comunidades maranhenses que envolvam esse público, caminha-se para uma sociedade cada vez mais igualitária. 

Desse modo, o gerente de Gente e Gestão da Equatorial, Ytaquirate Soeiro, destaca a importância da figura feminina no mercado de trabalho “É muito interessante perceber que dentro da empresa os mais diversos cargos de operação e liderança são ocupados e muito bem executados por mulheres. Elas trazem perspectivas inovadoras e soluções práticas, sempre com um olhar atento aos detalhes. No dia a dia, é essencial valorizarmos o papel feminino no ambiente de trabalho, pois assim é possível ampliar as oportunidades, desconstruir preconceitos e promover um presente e um futuro mais justos. ”, pontua Ytaquirate.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »