MENU

07/03/2022 às 10h43min - Atualizada em 07/03/2022 às 10h43min

Açúcar em excesso prejudica a dieta e a saúde

Que tal tomar o cafezinho ou chá sem açúcar?

Da Redação - GB Edições
Alternativa saudável é substitui o açúcar refinado pelo açúcar mascavo ou pelo açúcar demerara. A variação no sabor é leve, sendo que algumas receitas ficam até mais apetitosas se preparadas com mascavo ou demerara / GB Imagem
  
Talvez nunca se tenha falado tanto em nutrição como nos últimos dez anos. Talvez nunca antes se tenha falado tanto em receitas e dicas de culinária saudável como nos últimos dez anos. Surgem cada dia mais consultórios de profissionais na área de Nutrição, Estética, Cosmetologia, Beleza, Dermatologia e Fisioculturismo.

De repente, foi descoberto que o corpo reflete nele próprio as atitudes de cada pessoa. O corpo é o espelho daquilo que se ingere, dos cosméticos que se usou – ou não - na pele etc, etc.

Certos nutrientes constantemente estão na berlinda. É o caso do açúcar, por exemplo.  Parece que o açúcar vilão, o mais temido de todos, é o açúcar refinado. Praticamente ele foi banido das dietas para perda de peso.

Mas, como tudo nessa vida, é preciso moderação e bom senso. Os especialistas explicam que o açúcar é essencial para o bom funcionamento do organismo, o que faz mal é o consumo excessivo e isso não somente no caso do açúcar, mas de qualquer outro alimento. Claro que no caso de algumas doenças, o açúcar é mesmo proibido na dieta.

Os especialistas em Nutrição enfatizam que quanto mais escuro é o açúcar, mais vitaminas e sais minerais ele tem, e mais perto do estado bruto ele está. A cor branca significa que o açúcar recebeu aditivos químicos no último processo da fabricação, ou seja, no refinamento. Apesar de esses aditivos deixarem o produto com boa aparência, eles também "roubam" a maioria dos nutrientes. Só para dar um exemplo, em 100 gramas de um açúcar bem escuro, o mascavo, existem 85 miligramas de cálcio, 29 miligramas de magnésio, 22 miligramas de fósforo e 346 miligramas de potássio. Para comparar, na mesma quantidade de açúcar refinado, aquele tipo branco mais comum, a gente encontra no máximo 2 miligramas de cada um desses nutrientes. Interessante saber algumas coisas sobre o açúcar disponível no mercado. O açúcar cristal possui grãos maiores e mais transparentes que o açúcar refinado, tornando-o mais difícil de ser dissolvido nos líquidos. O açúcar refinado é o açúcar branco mais comum nos supermercados.

Já o açúcar orgânico, desde o plantio à industrialização, não utiliza ingredientes artificiais nem agrotóxicos. Visualmente, este ingrediente tem cristais mais grossos e mais escuros que os outros açúcares mais comuns nas prateleiras dos supermercados.

O açúcar light é uma combinação do açúcar refinado com adoçantes artificiais, como o aspartame, que, por suas características, adoça quatro vezes mais que açúcar comum.

O açúcar mascavo tem cor caramelo e o sabor lembra a rapadura. A sua qualidade nutricional é bem melhor. Sem passar pelo processo de refinamento, ele conserva alguns nutrientes, tais como ferro e cálcio. E tem ainda o açúcar demerara que passa por um processo de refinamento leve, durante o qual não recebe nenhum aditivo químico.

A novidade fica por conta do açúcar de coco, ele tem coloração mais escura e é extraído do fluido das flores da palma de coco.  Consta que é mais nutritivo do que os conhecidos adoçantes e fornece potássio, magnésio, zinco, ferro e vitaminas.

Em contrapartida ao açúcar, existem os adoçantes. Uma das formulações mais recentes é a sucralose, um composto derivado da cana de açúcar que tem sido considerada melhor alternativa do que os outros que existem no mercado há mais tempo, no entanto neste caso também é preciso ter cuidado com a ingestão em demasia.

Procurar sempre opções naturais de alimentação é a melhor alternativa. Substituir o açúcar refinado por açúcar mascavo ou açúcar demerara é uma alternativa mais saudável e não consumir em excesso traz benefícios à saúde e lembrando-se dos nutrientes que estes contêm. Tudo é uma questão de acostumar o paladar e se livrar daquela compulsão por açúcar refinado.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »