MENU

04/03/2022 às 19h27min - Atualizada em 04/03/2022 às 19h27min

Empresas terão oportunidades na Arena do Crédito durante a Expo Indústria 2022

Grandes e pequenas empresas poderão conhecer possibilidades de crédito, junto às instituições financeiras parceiras, durante a maior ação multissetorial da indústria do Nordeste, que ocorrerá em maio, em São Luís

Da Redação - Imprensa/FIEMA
Acesso a crédito é uma das atrações da Arena do Crédito da Expo Indústria 2022 - Foto:Iano Andrade/CNI
 
SÃO LUÍS – Em tempos de pandemia, o acesso ao crédito passou a ser decisivo para definir a sobrevivência de uma empresa. Pensando nisso, o Sistema FIEMA inseriu na programação da Expo Indústria Maranhão 2022 a Arena do Crédito, que aproximará empresários das linhas de créditos e investimentos oferecidos pelas instituições financeiras Banco do Brasil, Caixa Econômica, Banco do Nordeste, XP Investimentos e BTG Pactual. A quarta edição da Expo Indústria será realizada de 26 a 29 de maio, no Multicenter Negócios e Eventos, em São Luís. 

 Donos de grandes e pequenos negócios terão acesso, durante os quatro dias, a informações sobre as linhas de crédito disponíveis no mercado, na Arena. As atividades serão conduzidas pelo Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC), da FIEMA. Segundo o superintendente da FIEMA, Cesar Miranda, será um momento de intermediação. “É fundamental para empresas, principalmente para as iniciantes, um canal que possa intermediar suas relações com as instituições financeiras concessoras de crédito. Este é o trabalho do NAC, que tem feito a diferença para diferentes negócios”, analisa Miranda. 

 O espaço será organizado e contará com uma triagem dos empresários, para descobrir quais são as suas necessidades financeiras. A expectativa é superar uma das maiores dificuldades na concessão de crédito de bancos públicos: a burocracia. Em seguida, os representantes de negócios que buscam investimento serão encaminhados para as melhores soluções para suas atividades. 

 Segundo o superintendente estadual do Banco do Nordeste no Maranhão, Danivan Lacerda, as empresas têm no crédito o aporte necessário para inúmeras ações. “O crescimento de uma empresa pode estar relacionado de forma direta com a utilização de crédito. Ações como expansão, construção, reforma, modernização, giro e muitas outras podem ser alcançadas por meio do uso do crédito. Um ponto importante a ser observado pelos empresários são as condições de pagamento, como taxas e prazos, bem como o acompanhamento do uso dos recursos liberados”, enfatizou o superintendente do BNB, que também reforçou que a expectativa para esta edição da Expo Indústria é a mais promissora possível. “A Expo Indústria é um evento de grande importância para todos os setores econômicos do Estado do Maranhão. Enquanto instituição financeira, enquanto patrocinador, a gente espera que os negócios que sejam entabulados, e que os empresários que estiverem expondo seus produtos tenham o braço financeiro do Banco do Nordeste para apoiá-los nos investimentos que farão”.  

 Na Arena do Crédito, ainda haverá “encontros de negócios de curta duração” para informar ao público sobre os serviços e produtos oferecidos pelos bancos. Nos três dias, o BNB, por exemplo, segundo Lacerda, conversará com os participantes do espaço sobre temas, como o Programa de Apoio ao Setor Industrial do Nordeste (Industrial), o Cartão BNB, Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e outros.  

 O presidente da FIEMA, Edilson Baldez das Neves, reforçou a importância do espaço para a feira da indústria. “A Expo Indústria é uma vitrine para a indústria local e contribui para agregar valor ao desenvolvimento socioeconômico do Maranhão, reafirmando o compromisso da FIEMA com o segmento industrial e compartilhando com o público os avanços dos produtos industrializados no Maranhão, que atraem compradores do país e do mundo pela qualidade, tecnologia e inovação. A ação do NAC com a Arena na intermediação do crédito para os empresários é fundamental e uma das razões da feira”, ressaltou o líder empresarial. 

 A 4ª edição da Expo Indústria Maranhão terá como pilar principal a sustentabilidade, e abordará temas afins, como bioeconomia, resíduos sólidos, energias renováveis, entre outros. A maior feira multissetorial da indústria do Nordeste promete ser mais um potencial iniciativa do Sistema FIEMA no enfrentamento dos impactos sofridos pelo setor empresarial com a pandemia, e prevê gerar negócios na ordem de 280 milhões de reais, com expectativa de mais de 25 mil visitantes e mais de 200 expositores em quatro dias de evento. 

 O evento é uma realização do Sistema FIEMA, formado pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL), e tem correalização do Governo do Estado do Maranhão, Fecomércio e Sebrae/MA. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »