MENU

03/03/2022 às 21h02min - Atualizada em 03/03/2022 às 21h02min

​PM do Tocantins elimina candidatos por vida pregressa negativa

Curso de Formação de Praças está previsto para iniciar no dia 21 de março

Assessoria PM/Governo do Tocantins
O concurso público do quadro de praças da PM-TO oferta 1.000 vagas para praças - Foto / Ilustrativa
 
A Polícia Militar do Tocantins divulgou o resultado final da fase de investigação social e da vida pregressa referente ao concurso público para o ingresso no curso de formação dos quadros de praças policiais militares, da saúde e especialistas.

Ao todo, 1.149 candidatos foram considerados aptos para a última etapa. Desse total, 24 foram reprovados por problemas com a vida pregressa e 1.125 aprovados, sendo: 28 para o quadro da saúde, 34 para o quadro de músicos e 1.063 para o quadro de praças do serviço operacional.

A fase de investigação social visa avaliar a idoneidade moral e social de um candidato para exercer o cargo público. Para isso, são coletadas informações em relação à conduta social e profissional do participante por meio de certidões de antecedentes criminais. Trata-se de uma etapa eliminatória, que não interfere na pontuação final do candidato. 

Sendo assim, o participante pode ser desclassificado, mesmo tendo excelentes resultados nos testes anteriores. Em geral, essa fase acontece em concursos de carreiras policiais, para preenchimento de cargos como da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Federal. Ou seja, cargos que realmente exigem do candidato uma conduta ética, uma vida pregressa, de certa forma, irrefutável.

A previsão é de que nesta quinta-feira (3 de março), seja publicado o resultado final do concurso com a nota e classificação geral de todos os candidatos aprovados. Após a homologação do resultado pelo Governo do Estado, será realizada a convocação dos aprovados, de acordo com o número de vagas disponíveis, e posterior participação no Curso de Formação de Praças, que está previsto para iniciar no dia 21 de março.

Recursos
As respostas aos recursos interpostos contra o resultado provisório da investigação social e da vida pregressa serão encaminhadas aos candidatos recorrentes pelo endereço eletrônico em que foi enviado o respectivo recurso.

O edital do resultado final do concurso público, constando a relação dos candidatos aprovados no certame, será publicado no Diário Oficial do Estado do Tocantins e no site da Polícia Militar na aba destinada ao concurso.

Concurso 
O concurso público do quadro de praças da PM-TO oferece 1.000 vagas para praças e teve, inicialmente, 42.223 mil candidatos inscritos, mas apenas cerca de 28 mil realizaram a primeira etapa.

O certame é composto por cinco etapas: prova objetiva com redação, teste de capacidade física (TAF), avaliação psicológica, avaliação médica e odontológica e investigação social e vida pregressa.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »