MENU

03/03/2022 às 19h24min - Atualizada em 03/03/2022 às 19h24min

PF prende falso enfermeiro que atuava em três hospitais no Maranhão

Investigado confessou que não tinha formação sequer de curso técnico, que comprou diploma e que tem outros casos no Maranhão

Assessoria/PF
Polícia Federal prendeu falso enfermeiro que confessou ter comprado diploma - Foto: Divulgação/PRF
 
A Polícia Federal prendeu em flagrante delito um homem que atuava ilegalmente em três hospitais (dois em São Luís e um no interior) como enfermeiro e técnico de enfermagem.

O conduzido possuía registro no COREN/MA para ambos os ofícios, tendo iludido a autarquia federal com diplomas de conclusão falsos.

Interrogado pela Polícia Federal, o conduzido confessou que não havia terminado o curso de técnico de enfermagem, e sequer chegou a cursar a graduação em Enfermagem, admitindo que adquiriu o diploma pelo valor de R$ 4.000,00 de “atravessadora” que garantiu que o documento passaria em todos os testes de autenticidade.

O falso enfermeiro exercia ilegalmente a profissão há pelo menos três anos, e relatou que tem conhecimento de diversos outros “profissionais” que estão atuando com registros autênticos, porém lastreados em documentos falsos, ou seja, profissionais registrados no COREN/MA, porém sem qualificação técnica e profissional para tanto, haja vista que não foram capacitados por cursos ou faculdades oficiais.

A Polícia Federal entende como gravíssima a conduta do conduzido, que expôs a risco a vida de número incontável de pacientes. 

O crime praticado pelo falso enfermeiro foi o de USO DE DOCUMENTO FALSO – art. 304 do Código Penal – cuja pena é de 2 (dois) a 6 (seis) anos de reclusão, sem prejuízo de outros crimes ainda em apuração. Preso em flagrante, está à disposição da Justiça Federal.

A Polícia Federal seguirá apurando os casos conexos de forma rígida e contundente, a fim de garantir que todos os falsos profissionais da saúde sejam afastados de suas funções e respondam criminalmente por seus atos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »