MENU

25/02/2022 às 20h10min - Atualizada em 25/02/2022 às 20h10min

Prefeitura celebra o Dia Mundial dos Catadores de Recicláveis

A data é celebrada em memória de um massacre de 11 catadores, ocorrido 1° de março de 1992, na Colômbia

Léo Costa - Ascom
Desde 2018 já foram encaminhadas 1.672,642 toneladas de recicláveis para Ascamari - Foto: Arquivo
 
Há 30 anos o Dia Mundial dos Catadores e das Catadoras de Materiais Recicláveis, 1º de março, é celebrado em memória de um massacre ocorrido na Colômbia em 1992, onde morreram, brutalmente assassinados, 11 catadores. Em Imperatriz, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), celebra a data desde 2017 quando o município assumiu a gestão do projeto de coleta seletiva, iniciando em 2018 a coleta de porta em porta.

“A data tem por objetivo conscientizar a população sobre a luta, o reconhecimento e a valorização do trabalho realizado pelos catadores. Eles têm uma importância imensurável no processo ambiental. Os materiais recicláveis recolhidos e destinados para a reciclagem garantem uma manutenção do meio ambiente e mais dignidade e uma melhor qualidade de vida para eles”, afirma a secretária de Meio Ambiente.

A diretora do Departamento de Educação Ambiental da Semmarh, também destacou a importância dos catadores e os trabalhos desenvolvidos pelo poder público. “É gratificante fazer parte de uma gestão que tem seu olhar voltado para esses profissionais que muito contribuem com o nosso meio ambiente”, disse Bárbara Brenda.

Os resíduos coletados são encaminhados para Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (Ascamari), na Avenida Cacauzinho, s/n, Recanto Universitário, Vila Fiquene, contemplando, direta e indiretamente, cerca de 250 famílias. Além dos catadores ligados a Ascamari existem em torno de 72 trabalhadores que atuam no lixão e outros 50 que trabalham de forma autônoma pelas ruas da cidade.

O presidente da entidade, José Ferreira Lima, “Seu Zezinho”, destaca a importância dos catadores de recicláveis na preservação ambiental.

“O catador é uma base sustentável na preservação do meio ambiente. Somos satisfeitos com essa tarefa por que se os resíduos sólidos não forem destinados da forma correta acabam contribuindo no desequilibro da natureza. Para nós é uma satisfação muito grande em participar desse processo que, além de nos gerar renda, nos transforma em agentes ambientais”, disse seu Zezinho.

O serviço de coleta é feito pela Secretaria Municipal de Limpeza Pública (SLP), com logística da empresa MB Limpeza Urbana, em 12 Pontos de Entrega Voluntária, PEVs, coleta de porta em porta e a participação de 82 parceiros, entre empresas, condomínios, agências bancárias, escolas, igrejas e instituições em geral.

O coordenador municipal da coleta seletiva, ressalta que a Administração não tem medido esforços para melhorar ainda mais as ações do projeto em Imperatriz.

“Uma das medidas mais importantes é a valorização do catador e da catadora, que são de extrema importância nesse processo de gestão dos resíduos sólidos. E, desde quando o município assumiu a gestão do projeto, tem conseguido importante atuação em prol dos catadores de nossa cidade”, observa.

De acordo com a planilha de acompanhamento de resíduos recicláveis encaminhado para a Ascamari, o índice de materiais coletados em 2018 foi de 262.873 toneladas, 2019 alcançou 463.304, em 2020 chegou a 498.012 e em 2021 foram 448.453, totalizando 1.672,642 toneladas.

Segundo levantamento do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), no Brasil existe cerca de 800 mil catadores e catadoras em atividade, sendo 70% do gênero feminino. Com 116.528 pessoas, a região Nordeste é quem concentra o maior número de trabalhadores do país.

A Classificação Brasileira de Ocupações, informa que catadores são aqueles que catam, selecionam e vendem materiais recicláveis como papel, papelão e vidro, bem como materiais ferrosos e não ferrosos e outros materiais. O serviço passou a ser reconhecido como profissão no Brasil em 2002 pelo Ministério do Trabalho.

Dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2020 apontam que de 2010 para 2019 a geração de recicláveis saiu de 66,7 milhões de toneladas para 79,1 milhões, diferença de 12,4 milhões de toneladas. O mesmo estudo diz ainda que cada brasileiro produz, em média, 379,2 quilos de lixo por ano, o que corresponde a mais de 1 quilo por dia.

Em Imperatriz, com 259.337 habitantes, estimativa populacional 2020 do IBGE, gera diariamente em torno de 314 toneladas de lixo, totalizando 9.437,36 toneladas por mês, o que representa cerca de 1,271 quilos por habitante ao dia.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »