MENU

25/02/2022 às 20h04min - Atualizada em 25/02/2022 às 20h04min

Agricultura familiar ganha força e movimenta mais de R$3 milhões na região por meio de iniciativa da Suzano

Da Redação - Imprensa/SUZANO
Com o Programa de Desenvolvimento Rural e Territorial, a companhia participa ativamente do desenvolvimento das comunidades vizinhas às suas áreas de atuação - Foto: Divulgação
 
Seguindo com o compromisso de fortalecer as atividades agrícolas e impulsionar o desenvolvimento das comunidades rurais da região, a Suzano,  referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, celebra os bons resultados do Programa de Desenvolvimento Rural e Territorial (PDRT) nos estados do Maranhão, Pará e Tocantins em 2021.  A inciativa conta com acompanhamento técnico para as associações e pequenos produtores rurais, buscando a  autonomia das famílias a partir da renda gerada pelos produtos da agricultura familiar. 

 A companhia desenvolveu ao longo de todo o ano de 2021, atividades que buscaram aperfeiçoar o trabalho no campo, oferecendo assistência técnica necessária para capacitar agricultores, com foco na produção e comercialização, incentivando assim, a geração de trabalho e renda em 25 comunidades nos três estados de atuação da companhia (MA, PA e TO). Durante esse período, foram realizadas manutenções e ampliações de hortas e viveiros comunitários, manutenção e expansão de quintais produtivos, implantação de sistemas agroflorestais, entre outras atividades que tiveram como objetivo o fortalecimento da cadeia produtiva local. 

 O excelente trabalho realizado pelas comunidades atendidas pelo PDRT se reflete nos números expressivos que a inciativa trouxe no último ano: o programa gerou mais de R$3 milhões em renda direta para os participantes somente em 2021, configurando um aumento expressivo em comparação a 2020. Esses resultados contribuem para transformar a vida de 1.973 pessoas que hoje são beneficiadas diretamente pelas ações do programa. 

 PDRT na pandemia - A atuação do PDRT também teve um papel fundamental para as comunidades durante a pandemia da Covid-19. Diante de um cenário repleto de incertezas, foi por meio de ações do programa que diversos produtores rurais puderam continuar gerando renda e oferecendo qualidade de vida às suas famílias. A iniciativa “A feira vai até você”, que surgiu em 2020, com o objetivo de minimizar os impactos da pandemia, viabilizou as vendas de cestas agroecológicas por delivery em Imperatriz (MA) e região também em 2021, sendo um ponto importante no sustento das famílias rurais. 

 Todo o trabalho e resultados colhidos pelo programa no último ano é fruto de atividades baseadas no associativismo e nos três eixos adotados pela companhia em seus programas: a gestão, a produção e a comercialização. A expectativa, de acordo com André Becher, Coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano, é que o PDRT, assim como outros programas sociais da companhia, continue trabalhando para proporcionar ainda mais qualidade de vida às pessoas beneficiadas. “Nós trabalhamos arduamente em 2021 para melhorar a vida dessas pessoas e é gratificante para a Suzano poder ver a transformação acontecer dentro dessas comunidades. Com diálogo transparente e trabalho colaborativo, nosso foco continuará sendo esse em 2022: potencializar as atividades da região de forma a alcançar cada vez mais resultados, ampliando as perspectivas e que promovam o fortalecimento e desenvolvimento a essas famílias e do território com um todo” finaliza. 

Sobre a Suzano   - A  Suzano é referência global no desenvolvimento  e soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 98 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhões de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www. suzano. com.br.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »