MENU

02/10/2020 às 00h00min - Atualizada em 02/10/2020 às 00h00min

João Rigo é eleito novo presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins

Ex-juiz em Araguaína, ele tomou posse como desembargador em abril de 2015

Com Informações do TJ - TO
João Rigo: marcou época pelo estilo simples e pela capacidade de resolver conflitos - Foto: Divulgação
O desembargador João Rigo Guimarães foi eleito novo presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO) para o biênio de 2021/22. A escolha ocorreu na tarde desta quinta-feira (1º/10), por voto secreto.

João Rigo atuou como juiz de Araguaína durante muitos anos, sendo a maior parte na Vara de Família e Sucessões, onde ficou muito conhecido por sua simplicidade e habilidade na pacificação de conflitos familiares.

O vice-presidente eleito é o desembargador recém-empossado Pedro Nelson Coutinho. Ele foi escolhido para o cargo no dia 17 de setembro. A desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe será a Corregedora-Geral de Justiça.

A sessão plenária de votação não foi aberta ao público por causa da pandemia, mas a eleição foi transmitida pelo canal do TJTO no YouTube.

De acordo com o Regimento Interno do Tribunal, a posse da nova mesa diretora e dos demais eleitos ocorrerá às 14 horas do primeiro dia útil de fevereiro, em sessão solene, no Tribunal Pleno.

PERFIL
João Rigo Guimarães nasceu em Pirenópolis, Goiás, em 08/08/1950. Filho de João de Freitas Guimarães e Judith Rigo Guimarães, é casado com Maria das Neves Ribeiro da Costa Rigo Guimarães e tem três filhos, Guilherme Ribeiro da Costa Rigo Guimarães, Gustavo Ribeiro da Costa Rigo Guimarães e Surama Grazielle Ribeiro da Costa Rigo Guimarães.

Cursou Direito pela Faculdade Católica de Goiás, formando-se em dezembro de 1979. Tomou posse como Juiz de Direito Substituto em 29/09/1989.

Na magistratura tocantinense iniciou respondendo pela 1ª Vara Cível da Comarca de Araguaína, no Juizado de Pequenas Causas. Passou a ser juiz titular em 30/10/1991, na Comarca de 1ª Entrância de Miranorte. Um ano depois foi promovido para a Comarca de 2ª Entrância de Taguatinga, seguindo ainda em 1992, no mês de dezembro, para a Comarca de 3ª Entrância de Paraíso do Tocantins, também por promoção.

Em 19/05/1993 foi removido para a 1ª Vara de Família e Sucessões da comarca de Araguaína, onde permaneceu até o ano de 2014, quando no mês de agosto, foi convocado para atuar no Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, na vaga deixada pelo desembargador Daniel Negry. No dia 16/04/2015 tomou posse efetivamente no cargo de desembargador, eleito pela Corte do Tribunal de Justiça, seguindo critério de antiguidade. Atualmente ocupa o cargo de Corregedor-geral da Justiça.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »