MENU

24/02/2022 às 20h05min - Atualizada em 24/02/2022 às 20h05min

Cartórios registram o 2º janeiro mais mortal da série histórica em Imperatriz

Amanda Neco e Alexandre Lacerda - Assessoria de Imprensa da Arpen
Foto: Divulgação
 
No mês que marcou avanço dos casos causados pela variante ômicron em Imperatriz, número de óbitos diminui 1% em relação ao mesmo mês do ano passado e mortes por pneumonia aumentam mais de 120%

O aumento de casos de COVID-19 causados pela variante ômicron e seus diferentes reflexos no organismo humano pode ser uma das explicações para o recorde histórico de óbitos registrados pelos Cartórios de Registro Civil de Imperatriz em janeiro de 2022, o 2º ano mais mortal desde os últimos 10 anos, com um aumento de mais de 120% nos falecimentos por pneumonia em comparação ao mesmo mês de 2021.

Em janeiro de 2022 foram registrados 148 óbitos na cidade, uma diminuição de 1% em relação a 2021, que registrou 150 mortes no mês, e que já havia registrado crescimento de 16% nas mortes em relação a janeiro de 2020, ainda antes do início da pandemia no país. Já as mortes por pneumonia passaram de 5 em janeiro de 2021 para 11 neste ano.

Os dados constam no Portal da Transparência do Registro Civil (https://transparencia registrocivil.org.br/inicio), base de dados administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen/BR), abastecida em tempo real pelos atos de nascimentos, casamentos e óbitos praticados pelos 7.658 Cartórios de Registro Civil do País — presentes em todos os 5.570 municípios brasileiros -, e cruzados com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que utilizam como base os dados dos próprios cartórios brasileiros.

Outro dado observado pelos números de óbitos registrados pelos Cartórios de Imperatriz está relacionado a diminuição de mortes por doenças do coração em janeiro deste ano na comparação com o primeiro mês do ano passado: Infarto (50%) e Causas Cardiovasculas Inespecíficas (17%). Também registraram diminuição as mortes por Septicemia (6%) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) (50%), os óbitos por Covid-19 também tiveram redução de 33% no período.

“Com o bom trabalho executado pelos Cartórios do Maranhão, nota-se o considerável aumento nos registros de óbitos, além de haver um crescimento nas mortes por pneumonia, de 92%. Apesar de todo esse aumento de óbitos no estado, houve uma diminuição muito esperançosa nas mortes por Covid-19, mesmo com as variantes, em especial da ômicron”, disse Devanir Garcia, presidente da Arpen/MA. “Esperamos que essa diminuição, mesmo que imperceptível, continue acontecendo e que os registros históricos sejam outros daqui algum tempo”, completou.

Mortes Violentas crescem

Enquanto o total de mortes em janeiro de 2022 em Imperatriz diminuiu 1%, os falecimentos por Mortes Naturais — aquelas causadas por doenças — caíram 18%. Já as Mortes por Causas Violentas — aquelas em razão de homicídios, acidentes de veículos, suicídio, entre outras — aumentaram 2500%, o que mostra que a diminuição do isolamento eleva os índices de óbitos em razão de acidentes e crimes. Na comparação de janeiro de 2020, antes do isolamento, com janeiro de 2021, houve queda de 94% nas Mortes Violentas.

O número de óbitos registrados nos meses de 2022 ainda pode vir a aumentar, assim como a variação da média anual e do período, uma vez que os prazos para registros chegam a prever um intervalo de até 15 dias entre o falecimento e o lançamento do registro no Portal da Transparência. Além disso, alguns estados brasileiros expandiram o prazo legal para comunicação de registros em razão da situação de emergência causada pela COVID-19.

Sobre a Arpen/MA

Fundada em fevereiro de 2014, a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Maranhão (Arpen-MA) representa os titulares Cartórios de Registro Civil, que atendem a população nos municípios do Estado do Maranhão. É no Registro Civil que são realizados os principais atos da vida civil de uma pessoa, a exemplo do registro de nascimento, casamento, emancipação e óbito. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »