MENU

22/02/2022 às 17h40min - Atualizada em 22/02/2022 às 17h40min

IV Semana Acadêmica da UEMASUL discute mudanças climáticas

A programação da SAPIENS começou nesta terça-feira e segue até o dia 24 de fevereiro, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da UEMASUL, no Youtube.

Mari Marconccine - Imprensa/UEMASUL
Foto: Reprodução internet
 
As mudanças climáticas são uma realidade global. Ela altera a longo prazo o clima e a temperatura, causando impactos ambientais e muitas tragédias. Existem as mudanças naturais, mas, em sua maior parte, as alterações são devido às ações do ser humano como a queima de combustíveis fósseis e o desmatamento das florestas. O mundo inteiro se mobiliza para discutir essas alterações e o que se pode fazer para minimizar o problema.

A IV Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão (SAPIENS), da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL, também discute o tema: “Mudanças climáticas globais: impactos, vulnerabilidades e mitigação”. O evento integra o V Seminário de Iniciação Científica (SEMIC), a V Jornada de Extensão Universitária (JOEX) e o III Workshop de Inovação Tecnológica.

Coordenada pela Pró-Reitoria de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica (PROGESA) e pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPGI), a SAPIENS tem como principal objetivo a divulgação dos resultados dos projetos de iniciação científica, de inovação e de extensão desenvolvidos pelas acadêmicas e acadêmicos, promovendo uma integração entre os grupos de pesquisas e as diversas áreas do conhecimento, estimulando o desenvolvimento científico/tecnológico sustentável e a extensão universitária.

A abertura ocorreu nesta terça-feira (22) de modo remoto, e contou com as presenças da Gestão Superior da UEMASUL, do secretário adjunto  de Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão (SECTI), Pedro Igor Nascimento e do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa, à Inovação e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), André Luís Silva dos Santos.

A Palestra de abertura “Pensando as mudanças climáticas no contexto do Antropoceno” foi proferida pelo professor Dr. Renzo Romano Taddei, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Iniciação científica
A produção e promoção da ciência é um compromisso firmado no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e têm norteado as políticas de pesquisa e inovação da UEMASUL, ampliando a captação de recursos externos para investimentos em pesquisa, provenientes das principais agências de fomento, como CNPq e FAPEMA. Nesta edição estão disponibilizados 163 trabalhos no ciclo de bolsas 2020-2021.

Para o pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professor Allisson Bezerra Oliveira, a pesquisa científica é fundamental em todos os campos do conhecimento. “A pesquisa científica qualificada é componente fundamental no desenvolvimento de regiões e emancipação de grupos sociais. Desta forma, os programas de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica são profícuos instrumentos na formação de futuros cientistas na medida que aproximam os estudantes de processos de inovação tecnológica, do rigor científico e estimulam vocações nas mais diversas áreas do conhecimento.

A acadêmica do 8° período de Ciências Biológicas, Carla Raissa Cardoso Figueredo, bolsista de iniciação científica vê na SAPIENS uma oportunidade de troca de experiências. “A principal importância da SAPIENS é a promoção de conhecimento e divulgação científica. Além disso, como uma forma de integração de diferentes áreas do conhecimento, a Semana Acadêmica  confere ferramentas para enriquecimento do saber científico”, pontuou.

Extensão
Já as ações de extensão contribuem para a formação acadêmica e cultural dos alunos de graduação, junto com a pesquisa, a inovação e o ensino. São inúmeros projetos desenvolvidos pela instituição que vão ao encontro das necessidades das comunidades da Região Tocantina, possibilitando a mediação, diálogo e construção de saberes. Ao todo são 38 trabalhos de extensão desenvolvidos nos três campi contemplando diversas áreas do conhecimento.

“A extensão é o principal vínculo da universidade com a sociedade, uma vez que, por meio de projetos organizados em eixos diversificados, é possível promover saberes acadêmicos e populares, buscando a integralidade com o ensino e a pesquisa em propostas que democratizem o conhecimento e atendam às necessidades sociais. A UEMASUL tem desenvolvido projetos que já mostram excelentes resultados dessa aproximação com a comunidade e colaboram para a formação, construção e transformação da realidade e dos sujeitos envolvidos. A SAPIENS é o momento de visibilidade desses projetos e da troca de experiências em que conhecer o entorno da universidade ainda se apresenta como grande desafio”, afirma a  Pró-Reitora de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica, professora Márcia Suany Dias Cavalcante.

A bolsista de extensão, acadêmica do 4º período de Engenharia Agronômica,  Dávila da Silva Santos afirma que a Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão contribui para incentivar os estudantes. ” É uma contribuição para o incentivo à ciência na região Tocantina. É de suma importância instigar crianças, jovens e adultos a seguirem carreira científica e colocá-los a par das pesquisas desenvolvidas na região, além de mostrar como a universidade ajuda no desenvolvimento da região em que está inserida. A bolsa contribuiu de forma positiva para meu desenvolvimento financeiro, como também para o desenvolvimento do projeto, que infelizmente não pôde ser concluído devido às restrições da covid-19", relatou

A semana encerra no dia 24, com uma  programação diversificada como palestras, minicursos e mesas-redondas, além das apresentações orais dos bolsistas e voluntários de iniciação científica e de inovação tecnológica, e dos bolsistas de extensão. Todas as atividades estão sendo transmitidas ao vivo pelo canal oficial da UEMASUL, no Youtube.

De acordo com a organização do evento, a relação dos premiados será divulgada logo após o encerramento, no dia 24. Na área de pesquisa serão premiadas 17 categorias e na área de extensão, oito trabalhos. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »