MENU

21/02/2022 às 09h04min - Atualizada em 21/02/2022 às 09h04min

Livros & Leitura

Leia e comente.

Da Redação - GB Edições

  
Mitos Gregos

A deslumbrante interpretação dos mitos gregos que Charlotte Higgins oferece é construída como uma linda e terrível tapeçaria, na qual as mulheres ganham voz e protagonismo. Tecidos por Atena, Alcitoé, Filomela, Aracne, Andrômaca, Helena, Circe e Penélope, cada capítulo revela os mitos ancestrais – o surgimento do mundo e o nascimento dos Titãs; a Guerra de Troia; Tebas, Atenas, Argos; a tragédia de Édipo e o êxtase provocado por Dioniso. Mortais e imortais tramam e cumprem destinos – Héracles, Teseu, Perseu, Zeus, mas também, e fundamentalmente, Hera, Medeia, Ártemis, Cassandra, Clitemnestra e muitas outras personagens formidáveis. São contos de amor, desejo, aventura e magia, nos quais eventos aparentemente arbitrários transformam a existência num mundo de extremos que ressoa profundamente o nosso. Nessa belíssima leitura – sensível e criativa, mas também seca e brutal –, a Grécia Antiga, seus mitos e suas mulheres formam um épico arrebatador e um magnífico trabalho de erudição e imaginação. Com 424 páginas, o livro é da Editora Zahar.
 

Como Mudar

Todos nós já ouvimos conselhos sobre como adotar bons hábitos. “Como Mudar” explica por que eles na maioria das vezes não funcionam. Depois de estudar, ao longo de sua carreira, o que ajuda as pessoas a mudarem, a cientista comportamental Katy Milkman descobriu algo crucial que muitos de nós esquecemos: a estratégia. A mudança é mais facilmente alcançada quando você entende o que está entre você e o sucesso e adapta sua solução a esse obstáculo. Baseando-se em sua pesquisa original e no trabalho de dezenas de colaboradores científicos de renome mundial, Milkman apresenta uma abordagem inovadora que o ajudará a mudar ou encorajar a mudança nos outros. Todos querem saber: o que faz com que mudanças pessoais aconteçam e permaneçam? A autora se baseia nas mais recentes pesquisas científicas para responder. Com 216 páginas, o livro é da Editora Objetiva.
 

Sentir e Saber

Nas últimas décadas, muitos filósofos e cientistas cognitivos afirmaram que o problema da consciência era insolúvel. No entanto, António Damásio está convencido de que descobertas recentes em vários campos do conhecimento podem iluminar uma questão que há séculos intriga a nossa existência. Com elegância e erudição, o neurocientista revisita sua pesquisa inovadora – que transformou nossa compreensão a respeito do cérebro e do comportamento humano – e se debruça sobre as últimas novidades científicas para explicar por que ser consciente não é o mesmo que sentir; por que os sistemas nervosos são essenciais para o desenvolvimento dos sentimentos; e por que os sentimentos estão diretamente relacionados à consciência. O resultado é um volume indispensável que nos ajuda a entender como funciona nosso mundo interior e tudo aquilo que nos cerca. Com 200 páginas, o livro é da Editora Companhia das Letras.
 

Modernidade em Preto e Branco

Geralmente entendido como um movimento de elite, o modernismo brasileiro costuma ser associado a um seleto grupo paulistano. Contudo, desde as primeiras favelas das décadas de 1890 e 1900 até a reinvenção do carnaval nos anos 1930 e 1940, e atravessado pelo boom das novas mídias impressas e da fotografia, o modernismo perpassou diversas classes sociais e áreas geográficas. Neste livro, Rafael Cardoso oferece uma releitura radical do movimento, trazendo à luz elementos absolutamente centrais para seu desenrolar – e que não se encontram somente em terras paulistas. Ilustrado com uma centena de imagens, “Modernidade em Preto e Branco” combina extensa pesquisa com uma prosa envolvente, que guia o leitor por diversos âmbitos da sociedade brasileira entre 1890 e 1945. Um livro imprescindível para a compreensão ampla do modernismo brasileiro e da formação histórica do país. Com 372 páginas o livro é da Editora Companhia das Letras.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »