MENU

20/02/2022 às 10h10min - Atualizada em 20/02/2022 às 10h10min

Atlético-MG e Flamengo decidem Supercopa sob tensão nos bastidores

Escolha da Arena Pantanal (Cuiabá) como palco da final ocorreu após discussão de rivais por quase um mês. Disputa começa às 16h com transmissão da Rádio Nacional.

Lincoln Chaves - Repórter da EBC / São Paulo
Rádio Nacional transmite às 16h o duelo pelo 1º título nacional do ano - © Lucas Figueiredo/CBF/Direitos Reservados

  
A decisão da Supercopa do Brasil, entre Atlético-MG e Flamengo, ocorre neste domingo (20), às 16h (horário de Brasília), na Arena Pantanal, em Cuiabá. A Rádio Nacional transmite o duelo ao vivo, com narração de André Luiz Mendes, comentários de Waldir Luiz e reportagem de Bruno Mendes. A disputa, porém, foi antecipada nos bastidores, acirrando uma das maiores rivalidades interestaduais do país.

A demora para definição do local da partida culminou na troca de farpas entre dirigentes dos clubes. O duelo, inicialmente, seria no Mané Garrincha, em Brasília, mas o aumento de casos do novo coronavírus (covid-19) no Distrito Federal levou a restrição da presença de torcedores no estádio, inviabilizando o jogo na sede dos dois últimos anos - ambos com títulos para o Flamengo, sobre Athletico-PR (2020) e Palmeiras (2021).

A falta de consenso sobre o palco da decisão demorou quase um mês e a escolha de Cuiabá pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) desagradou ao Atlético, que já tinha rechaçado levar o jogo para o Nordeste, onde o Flamengo tem grande torcida. Os cariocas, por sua vez, discordaram da ideia atleticana de fazer o duelo no Mineirão, em Belo Horizonte. O argumento dos mineiros era que o clube fora tanto campeão brasileiro como da Copa do Brasil no ano passado. O Rubro-Negro se credenciou à disputa como vice da Série A de 2021.

"Em relação à torcida, provavelmente não jogaremos no Brasil, porque em qualquer lugar do país a torcida do Flamengo será maioria. É simples, é a vida como ela é", declarou o vice-presidente do Flamengo, Marcos Braz, em entrevista coletiva no fim de janeiro.

O Atlético se manifestou em ofício à CBF, no qual o presidente Sérgio Coelho considerou uma "injustiça" a decisão ser na Arena Pantanal. O dirigente criticou uma suposta "falta de isonomia" da entidade e afirmou que o Flamengo soube da escolha da sede com antecedência, tendo feito "desde o dia 7 [de fevereiro], reserva no melhor hotel da cidade".

Dentro de campo, o duelo opõe dois dos três elencos mais caros do Brasil, segundo o site Transfermarkt, especializado em finanças do futebol. O Flamengo possui o segundo time mais valioso do país, avaliado em R$ 837,7 milhões, seguido pelo Atlético (R$ 623,4 milhões).

O atacante Eduardo Vargas, que se recupera de uma lesão no joelho esquerdo, é o único desfalque certo do técnico Antonio Mohamed. O meia Matías Zaracho, que sentiu a coxa na vitória por 2 a 0 sobre o América-MG, no sábado passado (12), no Independência, em Belo Horizonte, pelo Campeonato Mineiro, é dúvida. O argentino não foi relacionado para o jogo de quarta-feira (16), no Mineirão, diante do Athletic, pelo Estadual, com triunfo alvinegra por 1 a 0.

O provável Galo neste domingo terá Everson, Mariano, Diego Godín, Nathan Silva e Guilherme Arana; Jair, Allan e Nacho Fernández; Jefferson Savarino, Hulk e Keno.

No Flamengo, o técnico Paulo Sousa tem duas baixas confirmadas: o zagueiro Rodrigo Caio, que trata uma lesão no joelho, e o volante Thiago Maia, que sofreu um corte na perna durante um treino. A dúvida é o meia Andreas Pereira, que sentiu o tornozelo esquerdo na quarta, na vitória por 2 a 1 sobre o Madureira, no Conselheiro Galvão, no Rio de Janeiro, pelo Campeonato Carioca.

O Rubro-Negro deve atuar com Diego Alves; Mauricio Isla, Fabrício Bruno, David Luiz e Filipe Luís; Willian Arão, Giorgian de Arrascaeta e Everton Ribeiro; Bruno Henrique, Pedro e Gabriel.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »