MENU

18/02/2022 às 20h48min - Atualizada em 18/02/2022 às 20h48min

Com AgroNordeste, jovens voltam para campo e passam a criar caprinos na Paraíba

“Há cerca de um ano e meio chegou o AgroNordeste trazendo para nós a assistência técnica e com ela mais conhecimento e oportunidade. Foi aí que a realidade começou a mudar e decidimos voltar”, conta Marcio Ribeiro

Soraya Brandão - Imprensa/MAPA
Marcio e Maylson Ribeiro criam cabras e bodes com apoio do AgroNordeste. Foto: Soraya Brandão/Mapa

  
Da raça Boer, são 30 animais, entre reprodutores e matrizes de boa linhagem, que são comercializados. “Hoje só temos animais de boa genética, são crias de bodes e cabras premiados, tratados com alimentação de valor nutricional elevado. Isso nos garante mais produtividade no leite e preço melhor na venda das matrizes. Por isso, tivemos um aumento significativo na renda”.

Milagres ressalta que, mais que renda, eles tiveram um ganho enorme na qualidade de vida.  Ela conta que moravam num barraco no Rio de Janeiro. Ela trabalhava como empregada doméstica, e Marcio era porteiro. “Tínhamos uma vida dura, de privações. Parte do que conseguíamos juntar era para os bichos e outra parte investíamos em pequenos terrenos e na nossa casa, em Parari. Hoje temos a casa que sonhamos e a possibilidade de criar nossa filha no lugar e do jeito que imaginamos”.

Depois de também terem tentado a vida em outro estado, Allana e Maylson dizem que pretendem investir e permanecer no stíto. “Voltamos porque aqui é nosso lugar. Trabalhamos no que é nosso e por um sonho maior, que já não está tão distante mais”, afirma Allana.  

Mais sobre o AgroNordeste

O Plano AgroNordeste foi lançado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em 2019, para impulsionar, por meio da integração de ações e políticas públicas, o desenvolvimento econômico, social e sustentável da Região Nordeste e do norte de Minas Gerais e Espírito Santo. Com o apoio de uma importante rede de parceiros, o plano fortalece as cadeias produtivas regionais, ampliando o potencial de sucesso dos agricultores familiares da zona semiárida, em 16 territórios.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »