MENU

18/02/2022 às 17h30min - Atualizada em 18/02/2022 às 17h30min

Defesa Civil alerta sobre aumento do nível do Rio Tocantins

Nesta sexta-feira (18), o rio encontra-se a sete metros acima de zero

Islene Lima - Ascom/PMI
Como medida de segurança, a Defesa Civil orienta moradores das áreas ribeirinhas, para qualquer elevação súbita do Rio Tocantins - Foto: Divulgação
 
Por conta das forte chuvas ocorridas nos últimos dias em Imperatriz, o nível do Rio Tocantins voltou a subir, atualmente com sete metros acima de zero, com vazão de 9.500 metros/3s. Informação foi repassada pela Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil (Sumpdec), da Prefeitura de Imperatriz, que monitora e acompanha os principais pontos próximo ao Rio que podem voltar a alagar novamente.

O superintendente Josiano Galvão informa que desde a última chuva, a equipe da Defesa Civil já estava em alerta, pois a quantidade de precipitação de água concentrada na cidade, estava com um volume muito intenso, interferindo diretamente no nível do Rio Tocantins e afluentes.

“O temporal de quarta-feira (16), foi bastante forte, praticamente foram 24 horas de chuvas intensas, fora as outras pancadas que ocorreram esporadicamente nessa primeira quinzena de fevereiro. Infelizmente o nível do Rio voltou a subir, ontem ele estava com 6,70 metros acima do considerado normal, já nessa sexta-feira, nos deparamos com ele mais alto, ou seja, temos que ficar atentos a qualquer movimentação súbita do Tocantins”, afirma Josiano Galvão.

Em campo às margens do Rio Tocantins, o superintende destaca ainda, sobre a preocupação com os ribeirinhos, principalmente aos moradores do Colinas Park, bairro da Caema, Leandra, Areal, e Porto da Balsa, pois se as chuvas persistirem pode ocorrer novos alagamentos nesses locais.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de mais chuva, estando Imperatriz em alerta amarelo. Em caso de emergência, a população pode entrar em contato pelo número da Defesa Civil: (99) 99152-0832.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »