MENU

16/02/2022 às 20h00min - Atualizada em 16/02/2022 às 20h00min

Divulgado edital do Festival de Marchinhas Carnavalescas de Imperatriz

Em conformidade com os decretos municipais, de combate à Covid-19, o evento ocorrerá exclusivamente de forma online.

Rafael Pestana - Fundação Cultural de Imperatriz
Com prazo de inscrição de 16 a 23 de fevereiro, pode se candidatar para participação no festival qualquer pessoa com idade mínima de 18 anos, que seja residente no estado do Maranhão - Foto: Samuel Souza

Nesta quarta-feira (16), a Prefeitura publicou o regulamento para participação no evento que já é tradição durante o período carnavalesco em Imperatriz. O Festival de Marchinhas, realizado por intermediação da Fundação Cultural do município (FCI), pretende dar visibilidade aos novos e antigos talentos do cenário cultural ligado à música carnavalesca. A edição de 2022, respeitando os protocolos de combate à Covid-19, será totalmente online.

Com prazo de inscrição de 16 a 23 de fevereiro, pode se candidatar para participação no festival qualquer pessoa com idade mínima de 18 anos, que seja residente no estado do Maranhão. Cada participante pode inscrever até três músicas, sozinho ou em parceria. Serão aceitas apenas canções e letras inéditas, de temáticas livres, que se enquadrem na modalidade “Marchinha de Carnaval Tradicional”. As composições concorrentes deverão ser originais, inéditas tanto na melodia quanto na letra.

Inicialmente, todas as composições inscritas passarão por uma triagem, feita por uma comissão julgadora, que escolherá as 12 melhores músicas, tendo com base os seguintes quesitos: melodia, letra, tradição e inovação. Em caso de empate, a ordem desses critérios servirá de base para desempate. O resultado das classificadas será divulgado através do site da Prefeitura a partir do dia 25 de fevereiro.

Às doze marchinhas classificadas serão executadas ou interpretadas por uma banda base, para acompanhar os respectivos autores ou intérpretes das músicas, tanto no festival, quanto nos ensaios, que ocorrerão de 02 a 04 de março, no Conservatório de Música de Imperatriz. As canções selecionadas se apresentarão no Festival de Marchinhas, em locais a serem indicados, exclusivamente, pela organização do evento e com transmissão online, pelos canais das redes sociais (YouTube, Facebook e Instagram) da Prefeitura de Imperatriz e da Fundação Cultural.

O Festival contará com premiação de 5 mil reais para o primeiro colocado. Já o segundo e terceiro lugar levarão, respectivamente, 3 e 2 mil reais. E também será premiado, com 1 mil reais, a composição eleita na categoria Júri Popular. Todos os vencedores, além da premiação em dinheiro, também ganharão troféus. O pagamento será realizado pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Fundação Cultural, através do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fumic).


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »