10/02/2022 às 10h42min - Atualizada em 14/02/2022 às 00h01min
Dicas para aproveitar os dias de descanso com segurança
Especialista em Turismo indica destinos para quem quer fugir das aglomerações e aproveitar o período de descanso
SALA DA NOTÍCIA Universidade Anhembi Morumbi
Por Alan Guizi*
O Carnaval está batendo à porta novamente e, pelo segundo ano consecutivo, não chega como todos esperávamos. Apesar da alta porcentagem de pessoas vacinadas no país, a variante Ômicron avança de maneira ainda mais contagiosa do que as anteriores. Por conta do novo aumento de casos de coronavírus e o retorno das lotações nos hospitais por todo o Brasil, os tão esperados desfiles e bloquinhos de rua foram cancelados na maior parte do país.
O que temos de diferente este ano é que, apesar do aumento de casos, as medidas recomendadas pelas autoridades não seguem o mesmo rigor que aquelas sugeridas no passado, o que permite que o setor do Turismo consiga, ainda que de maneira menos expressiva, manter suas atividades durante o feriado.
Pesquisas de intenção de viagens, como a ‘Expectativas 2022’, feita com mais de 1.800 pessoas, mostra que apesar de no Carnaval a maior parte dos brasileiros pretenderem ficar em casa (cerca de 45%), aqueles que vão viajar realizarão o trajeto de carro (cerca de 71% em 2022). Com isso, a maioria optou por destinos mais próximos de suas cidades ou regiões.
Para quem busca momentos de diversão ou mesmo descanso, mantendo os cuidados recomendados pelas autoridades, em especial o distanciamento, destinos próximos à natureza, como praias, montanhas e cachoeiras são boas pedidas. Entre as indicações estão as cidades de Cunha (SP), Petrópolis (RJ), Mata de São João (BA) e Aracaju (SE).
Esses destinos combinam tanto opções de natureza, quanto histórico-cultural, como Cunha, que possui o Parque Nacional da Serra da Bocaina e Petrópolis, cidade do Museu Imperial, que conta a história da família imperial brasileira. Já para quem prefere praia em seu momento de descanso, boas opções são Mata de São João e a capital do estado de Sergipe, Aracaju.
Vale considerar que, na linha de destinos de pouca aglomeração durante o Carnaval e, assim como tem sido nos últimos 2 anos por conta da pandemia de COVID-19, os destinos de interior continuam interessantes, ao passo que sua proximidade com grandes capitais os tornam alcançáveis de carros para aqueles que não desejam realizar viagens de longa distância e feitas por avião.
Nessa possibilidade, tornam-se destinos interessantes (inclusive para crianças) aqueles de característica rural, que permitem aproximação com a natureza e até mesmo com alguns animais, como o Circuito das Frutas, no Estado de São Paulo, com fazendas que oferecem a possibilidade da coleta de frutas diretamente do pé; o roteiro Vale do Café, no interior do Rio de Janeiro, que reúne fazendas datadas do século XIX e início do século XX, que contam a história do período cafeeiro brasileiro e de produção do café; ea Estrada Real, que reúne cidades históricas dos estado de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, contando a história do escoamento do ouro e diamante brasileiros em direção ao porto do Rio de Janeiro.
Já destinos como Rio de Janeiro, em primeiro lugar, seguidos por São Paulo, Recife, Fortaleza, Salvador, Florianópolis, Maceió, Porto Seguro, Natal e Porto Alegre devem ser o que reunirão o maior número de pessoas, sendo difícil evitar aglomerações nos pontos turísticos.
Entre os destinos internacionais que já começam a retirar a necessidade de quarentena ou de testagens para COVID-19 para aqueles já vacinados, destaca-se Lisboa, seguida de Buenos Aires, Miami, Paris, Orlando, Cancun, Santiago, Nova York, Porto e Montevideo.
É importante lembrar que, tanto para viagens nacionais, como internacionais, é recomendável carregar consigo algum comprovante de vacinação, já que alguns destinos, passeios ou empresas podem exigir o documento. Para isso, o aplicativo ‘Conecte SUS’, do Ministério da Saúde, oferece o comprovante de forma digital, ou ainda é possível solicitar o seu Comprovante Internacional de Vacinação (CIVP), além de um seguro-viagem, que se faz necessário em especial para entrada em destinos internacionais.
Fique atento também às recomendações de cada país e cidade de destino quanto a necessidade de testagens ou quarentena no momento do embarque e do desembarque.
Viajando pelos arredores, pelo país, internacionalmente ou permanecendo em casa, continue atento aos cuidados para combater à COVID-19. Vacine-se, use máscaras de boa qualidade, mantenha o distanciamento e se isole caso tenha algum sintoma gripal. Apenas assim, poderemos retomar o convívio social e realizar as viagens que desejamos por tanto tempo, de forma segura e sem restrições.
*Alan Guizi é docente do curso de Turismo da Universidade Anhembi Morumbi.
Sobre a Universidade Anhembi Morumbi
A Universidade Anhembi Morumbi oferece programas de graduação, graduação tecnológica e pós-graduação lato sensu e stricto sensu, distribuídos nas áreas de Ciências da Saúde; Turismo e Hospitalidade; Negócios; Direito; Artes, Arquitetura, Design e Moda; Comunicação; Engenharia e Tecnologia e Educação. Seus oito campi estão localizados nas regiões da Avenida Paulista, Vila Olímpia, Mooca, Morumbi, Vale do Anhangabaú, São José dos Campos e Piracicaba.
Possui laboratórios de última geração e diferenciais como a internacionalidade, já tendo enviado, desde 2006, milhares de alunos do Brasil para realização de cursos no exterior, além de receber centenas de estudantes estrangeiros em seus campi, que se tornaram locais multiculturais para o aprendizado.
Saiba mais sobre a Anhembi Morumbi em https://portal.anhembi.br/
Sobre a Ânima Educação
Com o propósito de 'Transformar o Brasil pela Educação', a Ânima Educação é o maior ecossistema de educação de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com cerca de 350 mil pessoas, composta por mais de 330 mil estudantes e 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior. Está presente em 12 estados, nas regiões Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste, e em quase 550 polos de ensino digital por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão oito marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.
Em 2021, a Ânima foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Em 2020, foi reconhecida como uma das cinco Empresas mais Inovadoras do País, na categoria Serviço, de acordo com o Anuário de Inovação do Valor Econômico; e conquistou, em 2019, o prêmio Mulheres na Liderança, na categoria Educação, iniciativa da ONG Women in Leadership in Latin America (WILL). Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.
Fonte: http://www.lehibou.com.br/wp-content/uploads/2022/01/21PLS_2022.pdf