MENU

13/02/2022 às 14h44min - Atualizada em 13/02/2022 às 14h44min

Produtores da agricultura familiar de Araguaína recebem mais de 2 toneladas de sementes

Zona rural de Araguaína vem recebendo diversas outras ações para melhoria da qualidade de vida do produtor rural

Marcelo Martin e Giovanna Hermice - Ascpm/PMA
A entrega de sementes vai beneficiar 160 famílias com a divisão de 350 kg de sementes de feijão, 350 kg de milho e 1.500 kg de arroz - Foto: Marcos Sandes/Ascom
  
A Prefeitura de Araguaína está distribuindo mais de 2 toneladas de sementes para produtores da agricultura familiar nesta sexta-feira, 11. A entrega das sementes foi realizada no galpão do Programa Compra Direta, no Setor Cimba. A ação contou com a participação do prefeito Wagner Rodrigues, representantes da comunidade rural e técnicos do Município.

A entrega de sementes vai beneficiar 160 famílias com a divisão de 350 kg de sementes de feijão, 350 kg de milho e 1.500 kg de arroz. “É uma maneira do poder público contribuir com os produtores rurais, eles fortalecem a economia da nossa cidade e desenvolvem um trabalho que nós valorizamos e respeitamos, pois trazem alimentos para nossas feiras, a merenda escolar e participam de programas como compra direta ”, afirmou o prefeito.
 

Venda garantida

Esteve no evento para representar umas das 20 famílias beneficiadas no PA Levinha, o presidente da comunidade Edjones Rosa, de 43 anos, que participa há cinco anos do Programa Compra Direta. “É uma grande satisfação está participando dessa distribuição, é muito importante para nós que somos da agricultura família, além de ser um incentivo no nosso plantio”.
 
Os produtores podem se cadastrar para vender alimentos para a Prefeitura. Em 2021, 199 toneladas de alimentos foram adquiridas, injetando quase R$ 1 milhão na economia local. São cerca de 300 produtores beneficiados pelo Programa Compra Direta.
 

Entregas e orientações no campo

Além do evento, os profissionais agrícolas do Município irão até as comunidades rurais realizar a entrega, controle e orientação sobre o plantio das sementes e garantia da segurança alimentar e melhoria na renda dessas famílias. A ação faz parte do Programa Mesa Farta e tem parceira da Seagro (Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura) e Ruraltins (Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins).
 
O secretário executivo do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Araguaína, Helter Dantas, reforçou a importância da realização de iniciativa para a agricultura familiar. “Ações como essa são importantes pois vai trazer alimentos para o produtor familiar e vai acrescentar renda ao final do ano”.
 

Acesso facilitado

A zona rural de Araguaína vem recebendo diversas outras ações para melhoria da qualidade de vida, entre elas a construção de pontes de concreto, substituindo as de madeiras que constantemente caiam durante as fortes chuvas que a região recebe todos os anos. Já foram entregues 15 das 26 que serão construídas pelo Programa Travessias. O serviço dá acesso comunidades rurais e assentamentos da região, facilitando o escoamento de produção agrícola.
 
Também estão sendo recuperadas as estradas para garantir o acesso às regiões mais distantes, por meio do Programa Máquinas na Estrada. O serviço prevê cascalhamento com compactação e construção de bueiros.
 

Trator na roça

Para que os produtores consigam atender a demanda local de alimentos, a Prefeitura também tem feito a distribuição de calcário entre os pequenos produtores. O material tem a função de corrigir a acidez do solo, aumentando a disponibilidade de nutrientes e consequentemente o resultado do plantio.
 
A distribuição é feita após um cadastro na Prefeitura de Araguaína e a análise do solo de cada propriedade rural. Além disso, o Programa Trator na Roça disponibiliza máquinas para preparar o solo de acordo com as necessidades dos produtores rurais.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »