11/02/2022 às 10h55min - Atualizada em 13/02/2022 às 00h00min
Aplicativo brasileiro VEM CA ganha prêmio internacional de inovação em acessibilidade e inclusão
Criado pela ONG Escola de Gente, o APP VEM CA recebe evolução tecnológica pela Triad Systems
SALA DA NOTÍCIA Carvalho Comunicação
http://www.escoladegente.org.br
A ONG Escola de Gente, referência em inclusão e acessibilidade, será premiada na Zero Project Conference 2022, o mais reconhecido evento internacional em acessibilidade e inclusão, pelo aplicativo VEM CA, uma plataforma que promove o encontro entre quem precisa com quem oferece acessibilidade, comunicacional e física, para desfrutar de cultura, lazer e entretenimento. O evento híbrido acontece na sede da ONU em Viena, Áustria, de 23 a 25 de fevereiro.
A Escola de Gente é a única ONG da América Latina contemplada quatro vezes (2014, 2016, 2019 e 2022) nesta premiação internacional, promovida anualmente, desde 2012, pela Fundação Essl e ONU. O júri do Award é composto por mais de mil especialistas de 186 países.
Para Claudia Werneck, fundadora da Escola de Gente, a premiação reforça o quanto é fundamental investir em iniciativas inovadoras de inclusão e de acessibilidade que repercutam de forma global e possam ser disseminadas em qualquer país. “Estamos muito felizes por mais esse reconhecimento do Zero Project. A premiação confirma a importância do VEM CA como ideia que transforma em prática conceitos como sustentabilidade e inclusão. Durante a pandemia, a Escola de Gente viu crescer a responsabilidade social do VEM CA, pela sua rara oferta de acessibilidade, e decidiu dedicar esforços para ampliar seu escopo. Hoje ele é uma plataforma de interação e de oferta de conteúdos e serviços plenamente acessíveis, gerando impacto positivo em um cenário de exclusão digital, desemprego e falta de alternativas de geração de renda”, afirma.
Em janeiro de 2021, a Escola de Gente fechou parceria com a Triad Systems, empresa de tecnologia e inteligência de dados, para manutenção e evolução do APP. Foi implementado um Road Map para o relançamento internacional do VEM CA, que aconteceu em setembro passado em evento online do Rock in Rio Humanorama. A nova versão também abrange projetos online e fomenta a geração de empregos e prestação de serviços. Por meio da parceria tecnológica a solução está hospedada em ambiente robusto e recebe suporte e continuidade de desenvolvimento. “Se a inclusão no mundo aberto e de contato social já é um desafio, em um mundo isolado pela pandemia e sem acesso aos serviços é um desafio ainda maior. A nova versão do APP garante a inclusão de pessoas com deficiências dentro deste novo normal. A tecnologia não é a barreira, mas sim, a reformulação e integração dos processos”, afirma Ricardo Arguelhes, Diretor de Novos Negócios da Triad Systems.
O VEM CA já obteve resultados significativos: cerca de 21 mil downloads e a média de 500 usuários por mês, totalizando mais de 800 eventos cadastrados até hoje e 290 pessoas produtoras culturais inscritas. A plataforma possibilita que pessoas com deficiência, idosas ou empobrecidas se planejem para desfrutar da arte, de entretenimento e de conhecimento por meio de buscas cruzadas que envolvem 24 tipos de atividades culturais presenciais e online, e até 12 recursos de acessibilidade física e comunicacional.
Segundo dados da ONU, 80% das pessoas com deficiência vivem nas regiões mais pobres dos países em desenvolvimento, como o Brasil. Com a Covid-19, a população de pessoas com deficiência, assim como outras historicamente impedidas de circular pelo mundo digital, passaram a enfrentar a maior exclusão de suas histórias. A falta de acessibilidade comunicacional, associada à ausência de conectividade digital, transformou o isolamento social em uma condição sem precedentes de sofrimento psicológico e de risco à vida para grupos vulneráveis.
O Zero Project Award foi idealizado para apoiar a implementação da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência em todo o mundo. Na premiação de 2022, o foco é o Artigo 9 da Convenção, que trata da acessibilidade como um direito. No Brasil, a Convenção foi ratificada com status de Constituição em 2009.
Ao todo são 76 projetos, de 35 países, que receberão a oportunidade de mostrar seu trabalho inovador na Conferência Anual do Zero Project em 2022, sendo citados no Relatório anual e compartilhados com especialistas em todo o mundo.