MENU

10/02/2022 às 19h29min - Atualizada em 10/02/2022 às 19h29min

Intolerância à lactose: quais as causas e os sintomas

Neste episódio, a gastroenterologista Dra. Luísa Leite, dá mais detalhes sobre o assunto

Canal Doutor Ajuda / Drª Luísa Leite
Brasil 61

  
Você sabe a causa da intolerância a lactose? Conhece os sintomas?

Neste episódio, a gastroenterologista Dra. Luísa Leite, dá mais detalhes sobre o assunto.

A lactose é um carboidrato presente no leite e derivados que é formado por dois compostos que estão ligados: a glicose e a galactose. Por que isso é importante? Porque o intestino não consegue absorver a lactose, mas consegue absorver a glicose e a galactose quando estão separados.

Assim quando ingerimos lactose precisamos de uma enzima chamada Lactase que quebra a ligação entre a glicose e a galactose e assim possibilita a absorção dos dois. Se você por alguma razão tem pouca enzima lactase não consegue digerir a lactose, consequentemente há um acúmulo desse açúcar no intestino. 

E o que acontece com a lactose no seu intestino?

As bactérias presentes no seu intestino e que fazem parte da sua flora intestinal normal fermentam esse açúcar e o resultado dessa fermentação é que causa todos os sintomas, como:

  1. dor de barriga que é uma dor em cólica e normalmente acontece após 15 minutos da ingestão do alimento com lactose
  2. distensão abdominal, 
  3. excesso de gases 
  4. diarreia que geralmente acontece em até 2 horas após a ingestão de leite ou derivados.
  5. Algumas pessoas também podem ter aumento do barulho que escutam da barriga que nada mais são que o aumento dos ruídos intestinais e que na medicina chamamos de meteorismo. 

Esses e outros sintomas podem ser variáveis entre as pessoas e dependem da quantidade de lactose ingerida e da flora intestinal de cada um.

Existem doenças intestinais que podem desencadear intolerância a lactose como como giardíase, doença celíaca, Doença de Cohn, Retocolite Ulcerativa, dentre outras. Mas isso não é o mais comum. A causa mais comum é um problema genético, ou seja, a pessoa nasce com o problema. Em alguns casos se manifesta desde a infância, em outros a pessoa só vai ter sintomas na fase adulta. O diagnóstico da intolerância à lactose pode ser feito apenas de forma clínica através da associação entre os sintomas que eu falei com a ingestão de leite ou derivados. Às vezes, até o próprio paciente consegue identificar essa associação. 

Alguns exames laboratoriais específicos podem ajudar na dúvida diagnóstica como:

  • Prova respiratória
  • Curva da Glicose
  • Teste genético

E como é o tratamento?

Devemos retirar o leite e todos os seus derivados por alguns dias até 2 semanas para observar melhora clínica. A dieta exclui todas as apresentações de leite de vaca, além de coalhada, iogurtes, bolachas, bolos, doces e sorvetes.

Uma outra forma de tratamento é a com a reposição da enzima lactase 3 a 5 minutos antes da ingestão de leite ou derivados.

Para saber mais, assista ao vídeo no canal Doutor Ajuda!


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »