MENU

30/09/2020 às 00h00min - Atualizada em 30/09/2020 às 00h00min

Famílias proprietárias de terrenos no Cemitério São Lázaro devem atualizar cadastro

ASCOM - PMA / Marcos Sandes
Identificação dá conhecimento à administração sobre sepultados e facilita localização dos túmulos. Essa agilidade será ainda mais importante neste momento de pandemia para diminuir permanência no local, o que evita aglomeração

“A maioria dos túmulos não têm lápides e os familiares usam pontos de referência para encontrar, mas o Cemitério está em constante transformação, com construções novas e adaptações”, explicou a administradora do local, Taisa de Almeida

A Fundação de Atividade Municipal Comunitária (Funamc) continua atualizando o cadastro dos terrenos no Cemitério São Lázaro. A ação ajuda às famílias proprietárias a encontrarem os túmulos com mais facilidade e será importante para diminuir o tempo de permanência, enviando aglomerações no Dia de Finados, quando tradicionalmente milhares de pessoas visitam o local.

“A maioria dos túmulos não têm lápides e os familiares usam pontos de referência para encontrar, mas o Cemitério está em constante transformação, com construções novas e adaptações. Com isso acabam demorando mais tempo para encontrar”, explicou a administradora do local, Taisa  de Almeida.

Em funcionamento há mais de 60 anos, o Cemitério São Lázaro tem mais de 38 mil sepultados, sendo a grande maioria sem registros. “Iniciamos essa atualização em 2014 e até agora conseguimos identificar somente 25%. Muitos terrenos só têm uma cruz”, relata Taisa.
 
Documentação
Para atualizar o cadastro basta comparecer com RG, comprovante de endereço atualizado e certidões de óbitos das pessoas que já estão sepultadas no terreno. Caso não tenha nenhuma certidão de óbito em mãos, é criado um registro e assinado junto com testemunhas. A administração do Cemitério São Lazaro funcionada de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.
 
Finados
A coordenadora ressalta que no Dia de Finados, 2 de novembro, será necessário seguir todas as recomendações preventivas contra a covid-19, como uso de máscaras, higienização das mãos na entrada do cemitério e evitar aglomerações.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »