MENU

06/02/2022 às 22h06min - Atualizada em 06/02/2022 às 22h06min

57º Campeonato Brasileiro de Kart terá disputas dos Grupos 1 e 2 em datas e pistas distintas

Recorde de inscritos na edição do ano passado levou à mudança por parte da CBA/CNK, visando um crescimento ainda maior da principal competição da modalidade no país. Novidades no calendário do kartismo nacional foram anunciadas nesta sexta-feira em Brasília

Fernanda Gonçalves - Assessoria de Comunicação da CBA | Kart
(1) Brasileiro de Kart terá Grupo 1 em Itu com motores 4 tempos - (2) E Grupo 2 em Paladino para motores 2 tempos - (3) Aracaju será a sede da Copa Brasil de Kart em julho - Fotos: Jackson de Souza

  
A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), por intermédio da Comissão Nacional de Kart (CNK), divulgou nesta sexta-feira (dia 4) grandes novidades para a temporada 2022 do kartismo nacional.

Dentre elas, está a realização dos Grupos 1 e 2 da 57ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart em datas e sedes distintas. Também foi oficializada a data da 23ª Copa Brasil de Kart, que acontecerá em Aracaju (SE), em julho, e anunciadas as pistas da 2ª edição do Campeonato do Nordeste de Kart, que conta com a supervisão da CBA.

Outra importante notícia foi a confirmação da disputa da Copa Regional Sul-americana de Kart FIA no Brasil. O país foi escolhido como sede desta nova competição da Federação Internacional de Automobilismo e receberá três etapas nos kartódromos homologados pela entidade internacional: Birigui (SP), Imperatriz (MA) e Paladino, em Conde (PB).

As novidades foram divulgadas em Brasília (DF), durante a confraternização que premiou os campeões do automobilismo e kartismo em 2021 e celebrou os 60 anos da entidade máxima do automobilismo nacional, que foram completados em setembro do ano passado, mas que tiveram a comemoração adiada em razão da pandemia.

“Fortalecer o kart, o “berço” do nosso automobilismo, em todo o país é um dos pilares da nossa gestão e, humildemente, acredito que estamos conseguindo trilhar esse caminho. Mas ainda temos muito trabalho pela frente e as novidades deste ano visam atingir esses objetivos”, declarou Giovanni Guerra, presidente da CBA.

“Continuaremos com o Campeonato do Nordeste de Kart, preenchendo essa lacuna que havia na região e que já se mostrou um sucesso em 2021; teremos o Brasileiro de Kart em duas datas e pistas distintas, para que o campeonato possa crescer ainda mais e quem sabe alcançar novos recordes. Além das outras competições e da novidade internacional, que será a realização da Copa Regional Sul-americana de Kart FIA no Brasil em nossos três kartódromos homologados pela entidade internacional. Acredito que será uma experiência muito importante para os nossos pilotos e que permitirá que estejam cada vez mais habituados aos moldes das competições e eventos da FIA na Europa e no mundo”, completou Guerra.

Separar para poder crescer
O recorde de 545 inscritos no Brasileiro de Kart do ano passado, no kartódromo Beto Carrero, em Penha (SC), foi o principal motivo que levou à separação de datas e locais dos Grupos 1 e 2 da principal competição de kart do país.

Desta forma, o Grupo 1 acontecerá entre os dias 9 e 15 de outubro no kartódromo Arena de Itu, no interior de São Paulo. A pista, que já foi sede do Brasileiro de Kart em 2014, terá as disputas das categorias com motores 4 tempos.

Na mesma data, Itu também será o palco da 6ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart Rotax, evento que já recebeu no ano passado.

Já o Grupo 2 do Brasileiro de Kart – com as disputas das categorias 2 tempos - ocorrerá entre os dias 30 de outubro e 5 de novembro, no Circuito Internacional Paladino, em Conde. A pista paraibana é uma das três do país atualmente homologadas pela FIA e já abrigou, em 2016, a 51ª edição do Brasileiro de Kart.

“Na edição do Beto Carrero, em dezembro passado, ficou evidente que chegamos ao nosso limite. Mesmo cumprindo toda a programação dentro do esperado, a mudança no formato é necessária para podermos crescer, proporcionar mais tempo de pista, mais corridas e com maior número de voltas, aumentar o limite de pilotos em determinadas categorias, além de trabalhar com mais tranquilidade no parque fechado, cumprindo os intervalos necessários”, comentou Rubens Carcasci, presidente da CNK.

“Também ouvimos os pedidos de pilotos e equipes para a antecipação da data do Brasileiro, que vinha acontecendo em dezembro, mês que funcionou bem em tempos de home office e aulas online. Para os pilotos que ainda estão na escola, agora com aula presencial, o período coincide com as provas finais e estava atrapalhando. Os que trabalham e têm seu próprio negócio, por ser já um mês mais curto, em virtude das festas de final de ano, também relataram dificuldades. Então, optamos por duas datas em feriados do segundo semestre e esperamos que, desta forma, possamos agradar e atrair ainda mais competidores”, continuou Carcasci.

Copa Brasil de Kart tem data divulgada
A 23ª edição da Copa Brasil de Kart, que já tinha sua sede revelada - o kartódromo Emerson Fittipaldi, em Aracaju - agora também tem sua data oficial. O segundo maior evento do kart brasileiro será disputado entre os dias 20 e 30 de julho.

Inaugurado em 2005, o kartódromo - que leva o nome de um dos maiores pilotos da história do Brasil - fica localizado na praia de Atalaia. A pista de 1.360 metros de extensão e oito metros de largura foi construída dentro de todos os parâmetros de segurança da Comissão Nacional de Kart.

“O kartódromo de Aracaju fica em um dos lugares mais lindos do país e temos certeza de que a Copa Brasil de Kart lá será muito especial. As solicitações para melhorias da pista já estão sendo atendidas pela Associação Sergipana de Kart e pela Federação Sergipana de Automobilismo e acredito que os pilotos e todos os presentes terão uma experiência inesquecível nas disputas em julho”, destacou Carcasci.

Campeonato do Nordeste de Kart terá 2ª edição com duas etapas
Após o sucesso da 1ª edição em 2021, o Campeonato do Nordeste de Kart segue nesta temporada com supervisão da CBA. Em 2022, serão duas etapas: em Aracaju e Imperatriz.

Incluir a região no cenário do kartismo nacional, fortalecendo o esporte no Norte/Nordeste, também é um dos objetivos da nova gestão da CBA. Por isso, este ano o campeonato terá a integração de seu regulamento às novas normas do RNK, entre outras novidades.

As datas das provas serão confirmadas em breve.

Campeonato Brasileiro de Kart Endurance
De volta ao calendário nacional com a nova gestão da CBA, o Campeonato Brasileiro de Kart Endurance terá em 2022 sua 6ª edição. A data e local da competição, que no ano passado foi realizada em Itu, também serão anunciados em breve.

Confira os calendários já definidos:

8 e 9 de Abril: 1ª Etapa Copa Regional Sul-americana de Kart FIA
Speed Park
Birigui (SP)
*data sujeita a alteração

17 e 18 de Junho: 2ª Etapa Copa Regional Sul-americana de Kart FIA
Kartódromo Internacional de Imperatriz
Imperatriz (MA)

20 a 30 de Julho: 23ª Copa Brasil de Kart
Kartódromo Emerson Fittipaldi
Aracaju (SE)

5 e 6 de Agosto: 3ª Etapa Copa Regional Sul-americana de Kart FIA
Circuito Internacional Paladino
Conde (PB)

9 a 15 de Outubro: 57º Campeonato Brasileiro de Kart /Grupo 1
Kartódromo Arena de Itu
Itu (SP)

9 a 15 de Outubro: 6º Campeonato Brasileiro de Kart Rotax
Kartódromo Arena de Itu
Itu (SP)

30 de Outubro a 5 de Novembro: 57º Campeonato Brasileiro de Kart /Grupo 2
Circuito Internacional Paladino
Conde (PB)

Mais informações, acesse: www.cba.org.br



Tel. 11 98245-4511
[email protected]
www.fgcom.com.br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »