MENU

04/02/2022 às 17h27min - Atualizada em 04/02/2022 às 17h27min

JOSÉ PINHEIRO CANGUSSU

04/09/1936 - 27/01/2022

Mauroni Cangussu
Jornal O PROGRESSO

Bem longe daqui em um tempo bem distante, lá pelas bandas da Europa, na Península Ibérica em Portugal e mais precisamente na Ilha da Madeira, um dos  nossos antepassados resolveu migrar para o Brasil, terra nova, descoberta há pouco que atraia a atenção de todo o mundo como a terra prometida.
 
Neste contexto acontece a travessia do mar Atlântico por pessoas obstinadas a construir famílias e negócios do outro lado do chamado Novo Mundo.
 
Assim nossa genética chegou no Brasil, antes Pinheiro Pinto e depois já no século 19 foi adotada a nomenclatura do maior felino das Américas o sobrenome CANGUSSU.
 
Assim foi gerado JOSÉ PINHEIRO CANGUSSU.
 
Chegando por Salvador e interiorizando na cidade de Brumado - BA, a família espalhou-se naquele pedaço de Brasil chegando até a divisa Minas/Bahia, Espinosa-Rio Verde, área rural.
 
Neste local nasce o popularmente conhecido, José Pinheiro, quinto filho de uma numerosa família do casal Belinho e Joana, vindo ao mundo pelas mãos de habilidosa parteira, na roça e nas barrancas do Rio Verde.
 
Nasce José Pinheiro, criança de choro forte, brilho nos olhos e vigoroso como os grandes pinheiros das florestas europeias.
 
Sua mãe, mulher guerreira e determinada cria este garoto com todo carinho e amor, chamando-o, nos primeiros anos de vida, de "Zezinho".
 
O tempo foi passando e aquele menino que brincava com os outros irmãos mais velhos foi crescendo e moldando uma personalidade única, pautada em trabalho e boa convivência com os colegas.
 
De Espinosa sua família migrou para o povoado de Pavão - MG onde seu pai comprou uma pequena fazenda chamada SUSSÊGO, ali ele viveu Sua infância, estudou em Pavão e ainda muito jovem assumiu o controle desta mesma fazenda onde aprendeu as habilidades de um grande vaqueiro, todo manejo do gado da família era de sua responsabilidade.
 
Entre festas e farras na cidade de pavão conheceu sua princesa que era da região de Crisólita, com quem se casou.
 
A nova família viveu algum tempo na fazenda do sogro em Santa Luzia, município de Águas Formosas - MG.
 
Sua veia comercial aflora rapidamente levando-o, a fazer os primeiros negócios com gado bovino.
 
Bem sucedido  nos negócios, comprou uma pequena fazenda no Córrego Gavião, em Pavão, tornando-se comprador e vendedor de gado em associação com o seu compadre Hildo Gonçalves.
 
Rapidamente ganhou muito dinheiro e partiu para grandes negócios, mudou-se para Carlos Chagas - MG, onde o dinamismo comercial da pecuária era bem maior, associou-se em seguida  com o Sr. Filinto e transformou-se no maior comerciante de bovinos daquela região.
 
Estava assim constituída sua família, com esposa e quatro filhos, todos estudando em boas escolas... e Zé Pinheiro reinando no comércio de gado.
 
A pujança dos seus negócios e o seu espírito de empreendedor gerou uma inquietação em busca de novos horizontes, aí veio o convite do seu antigo sócio e compadre, que já estava no Maranhão, Sr. Hildo, ele com todo espírito aventureiro aceitou prontamente, vendeu tudo em Minas Gerais, colocou a família em um Fiat 147 e partiu rumo a Imperatriz no Maranhão.
 
Tempos difíceis, muito trabalho e sofrimento no enfrentamento das matas, era urgente a necessidade de plantar capim e começar uma vida nova pautada na produção pecuária, leite e carne.
 
Sua luta incansável, quase que de um bandeirante, formou  a Fazenda Bela Vista, no Córrego Novo de Açailândia - MA, contribuindo para o desenvolvimento pecuário dessa fronteira e hoje todos colhem os frutos desse trabalho pioneiro!
 
Atualmente parte de sua família radicou-se em Imperatriz e a Fazenda Lagoa Dourada, em João Lisboa - MA, sua residência oficial, é ponto de encontro para todos os familiares, sempre recebidos com alegria e quitutes mineiros feitos com todo carinho pela incansável esposa Dona Nilzinha, a quem prestamos todas as homenagens!!
 
Em 27 de janeiro de 2022 veio a óbito esse grande homem, pai de família exemplar.
 
Seus descendentes, filhos e netos, hoje graduados doutores e engenheiros, assumem doravante a continuidade desse legado pautados no trabalho, na honradez e na harmonia familiar, seguirão em frente com TODOS os seus sonhos!
 
Descanse em paz ZÉ PINHEIRO!!!

Mauroni Cangussu e família.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »