MENU

03/02/2022 às 19h59min - Atualizada em 03/02/2022 às 19h59min

Fórum de Imperatriz testa Covid-19 em juízes e servidores da Região Tocantina

Prevenção

Helena Barbosa - AssCom/CGJMA (com informações da AMMA)
Testagem em massa de servidores previne contaminação pro Covid-19 - Foto: Divulgação
 
Juízes e servidores das comarcas da Região Tocantina foram submetidos a testagem de Covid-19, com o objetivo de prevenir a contaminação pela variante Ômicron entre os profissionais da Justiça e evitar a disseminação da doença entre os usuários em geral que frequentam os fóruns judiciários.

A testagem ocorreu nos dias 27 de janeiro e 1º de fevereiro, das 8h às 13h, no Fórum de Imperatriz, onde estão instaladas 21 unidades jurisdicionais, incluindo 14 varas judiciais, três juizados especiais e a Central de Inquéritos e Custódia, e setores administrativos, onde trabalham cerca de duzentos servidores.

Foram aplicados testes rápidos por meio de análise de material coletado por cotonetes no nariz, cujos resultados saem em meia hora. Dos 68 testes realizados no primeiro dia, 14 confirmaram o contágio pelo coronavírus e dos 100 feitos no segundo dia, 12 foram positivos. Do total de 26 contaminados, 1 juiz e os demais, servidores.

O médico Pedro Sales, da equipe de saúde municipal orientou os que apresentaram casos positivos e os servidores foram afastados do trabalho presencial, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde informadas pela Junta Médica do Tribunal de Justiça, para pessoas com ou sem sintomas.

PRESERVAR A SAÚDE - O diretor do fórum, juiz Delvan Tavares de Oliveira, destacou a importância da parceria com a AMMA e com a Secretaria Municipal de Saúde de Imperatriz pela execução da testagem de Covid-19, que contribuiu com os esforços coletivos dos magistrados maranhenses e das autoridades locais com o objetivo de preservar a saúde dos servidores e cidadãos. 

“Importante o registro de que a diretoria do fórum está dando rigoroso cumprimento à determinação do TJMA no sentido de exigir comprovante de vacinação de todos quanto desejam acessar as dependências das unidades judiciais.”

Participaram da testagem em Imperatriz o diretor do fórum de Açailândia, juiz José Pereira Lima Filho e a diretora do fórum de Grajaú, juíza Selecina Henrique Locatelli. A equipe da saúde foi formada pelos servidores municipais Sormanne Branco, coordenadora da Atenção Básica; Maira Santos, assessora técnica e Karine Sales, coordenadora da Saúde da Criança e Adolescente.

PARCERIA - A ação preventiva contra a Covid-19 foi possível por meio de parceria entre a Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA) e a Secretaria Municipal de Saúde de Imperatriz, com o apoio da diretoria do fórum de Imperatriz, que cedeu as instalações do Tribunal do Júri para a equipe de saúde realizar a triagem do público e aplicação dos testes.

 A campanha da AMMA também foi realizada em 14 de janeiro em São Luís, para magistrados e seus dependentes. “Nossa prioridade é garantir a saúde dos nossos associados e associadas neste momento em que a contaminação por Covid-19 volta a atingir altos índices em todo o país. Por meio da testagem é possível estabelecer rotinas de segurança, reforçando o isolamento e os cuidados pessoais para que o vírus não se propague”, disse o presidente da AMMA, juiz Holídice Barros, durante a testagem na capital.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »