MENU

02/02/2022 às 21h29min - Atualizada em 02/02/2022 às 21h29min

Acessibilidade nas calçadas da Avenida Cônego João Lima já ultrapassa 55 por cento

Nova estrutura em uma das principais vias comerciais da cidade conta com pisos intertravados, superfície regular antiderrapante, possibilitando a aplicação de piso tátil para auxiliar na locomoção de pessoas cegas ou com baixa visão

Giovanna Hermice - ASCOM/PMA
Foto: Ascom/Marcos SandesAscom/Marcos Sandes
 
Araguaína/TO - A Prefeitura de Araguaína continua investindo em infraestrutura urbana e qualidade de vida para a população, com a implantação de calçadas acessíveis na Avenida Cônego João Lima. Já foram implantados 3.839,82 metros quadrados do benefício, que se for considerado a largura padrão de um metro e meio, a conversão representa cerca de 2,56 km da estrutura concluída.

 A gerente de uma distribuidora de bebidas Arlene Barbosa já sente os benefícios da nova estrutura em frente ao comércio, segundo ela as calçadas facilitaram a locomoção e o descarregamento das mercadorias. “Ficou ótimo o acesso, para andar está melhor, acabou aquelas ondulações que tinham na calçada que faziam o pessoal tropeçar”.

O trabalho das equipes na obra das calçadas é realizado no período matutino e vespertino, das 7 às 12 horas e das 13 às 17 horas. As obras chegaram a 55,50%, beneficiando já mais de 40 comércios. Dentre os pontos finalizados estão: Av. Tibúrcio José Dantas até chegar a Rua Dez, passando pela Rua Quatorze e ainda um percurso da Av. Tibúrcio José Dantas contemplando a Rua K. Está em fase de acabamento um trecho entre a Rua K e Rua Mato Grosso.

O benefício na porta não passou despercebido pela clientela, segundo o proprietário de uma empresa de autopeças. “Mudou a visão da loja, pois os clientes elogiaram falaram que ficou mais bonita e melhor para estacionar”, afirmou o comercianteIdelson Borba Alves.

Sobre a obra
A nova estrutura em uma das principais vias comerciais da cidade conta com pisos intertravados que possuem uma superfície regular antiderrapante, possibilitando a aplicação de piso tátil para auxiliar na locomoção de pessoas cegas ou com baixa visão, além de prevenir alagamentos, pois contribui com a drenagem da água das chuvas.

Quando concluídas, serão mais de 6.377 metros quadrados de calçadas com acessibilidade, o que representa cerca de 4,25 km e compreende o trecho da região do Entroncamento que liga a Av. Bernardo Sayão, na BR-153, até a Av. Tibúrcio Dantas, no Setor Urbanístico.

Onde estão
Dentre os três pontos da avenida em que foram implantadas as calçadas com acessibilidade, as equipes trabalham atualmente no trecho entre a Rua Quatorze de Dezembro e a Rua Mato Grosso, estão atuando próximos aos comércios Explosão do Açaí, JL Materiais de Construção e a Extinfogo.
 
Mais acessibilidade
Desde 2013, a Prefeitura tem investido em qualidade de vida para a população e eliminando os obstáculos de mobilidade para deficientes físicos. Já são mais de 80 km de calçadas com acessibilidade construídos na cidade, o suficiente para percorrer de Araguaína até próximo à cidade de Colinas.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »