MENU

02/02/2022 às 09h09min - Atualizada em 02/02/2022 às 09h09min

Hipertensão e sal na comida: tudo que você precisa saber

Neste episódio, a cardiologista Dra. Tatiana Torres dá mais detalhes sobre o assunto

DR. AJUDA - Dra. Tatiana Torres
Brasil 61

    
Você sabe quanto de sal deve comer por dia? Deve cortar todo o sal da comida?

Neste episódio, a cardiologista Dra. Tatiana Torres dá mais detalhes sobre o assunto.

Todo mundo está cansado de saber que a redução da ingestão de cloreto de sódio, o sal comum, faz parte das medidas para controle da pressão arterial. O excesso de sódio no sangue retém líquidos e faz uma série de alterações nos rins e vasos que resultam no aumento da pressão. 

Mas você sabia que não deve retirar por completo o sal da dieta? O sal é composto em sua maior parte por sódio, um dos minerais mais importantes do organismo.

O sódio tem diversas funções essenciais no corpo humano. Participa do controle da quantidade de água corpórea, do equilíbrio do açúcar no sangue e faz parte de reações importantes do funcionamento dos músculos, cérebro e coração.  

Por isso que a recomendação é reduzir a ingesta de sal, mas não retirar por completo o sal da dieta. De uma forma geral, é recomendado a ingesta de 2 g de sódio ao dia (o equivalente a 5g de sal ou 5 colherinhas de chá rasas).

Dicas práticas para auxiliar a mudança de hábito:

  • Prefira alimentos frescos, preparados em casa, com temperos caseiros, mas também se acostume a ler os rótulos. Preste atenção na descrição da quantidade de sal e conservantes e opte por aqueles que descrevem a menor quantidade possível de componentes processados.

  • Retire o saleiro da mesa e evite despejar o sal sem nem ter experimentado a refeição. Outra coisa que ajuda muito é o momento do tempero dos alimentos. Priorize os temperos naturais.

Para saber mais, assista ao vídeo no canal Doutor Ajuda.



Fonte: Brasil 61

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »