MENU

01/02/2022 às 12h31min - Atualizada em 02/02/2022 às 00h00min

O crescimento do lúpulo americano no Brasil

Com iniciativas que fomentam o mercado das cervejarias artesanais e investimentos nos profissionais da área, a Hop Growers of America (Associação dos produtores de lúpulo dos EUA) vê os números de importação de lúpulos americanos crescerem pelo segundo ano consecutivo no Brasil e promoveu um Concurso do setor.

SALA DA NOTÍCIA Alan Gregor

A quantidade de cervejas caracterizadas pela utilização de maiores quantidades de lúpulo cresce ano após ano e com isso as importações seguem o mesmo ritmo. De olho no potencial do mercado brasileiro, a Hop Growers of America (Associação dos produtores de lúpulo dos EUA) vem investindo no país desde 2019 por meio de participação em feiras e na realização de seminários técnicos apresentados por grandes nomes da indústria cervejeira americana.

Tanto que em 2019, após a participação em uma feira conhecida do setor cervejeiro, aonde foi proporcionada a experiência de provar cervejas americanas importadas exclusivamente para o evento e produzidas com os lúpulos que também estavam sendo entregues na feira, houve um incremento de 18% no share de lúpulos americanos importados para o Brasil. Foram importados 3.6 mi de toneladas, totalizando 64 mi de dólares. Desse montante, os Estados Unidos tiveram uma participação de 50% (32mi USD). E mesmo com a pandemia, o valor total das importações sofreu levemente, caindo para 57mi USD, porém o share dos Estados Unidos aumentou para 58%. E em 2021, houve o crescimento esperado, equiparando-se aos números de 2019.

Ainda com a pandemia do Covid-19, os eventos presenciais continuaram cancelados e com isso seguiram os seminários técnicos virtuais, um projeto piloto com cervejarias de São Paulo e Porto Alegre. O resultado de 2020 foi tão positivo, que no ano passado (2021), o mesmo seminário envolveu mais quatro estados (Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina).

Entre as ações realizadas, foram enviados kits para cada um dos participantes com exemplares de diversas variedades de lúpulos e cinco cervejas produzidas com os mesmos sendo utilizados em uma análise sensorial guiada por cervejeiros renomados. Além disso, entre os meses de novembro e dezembro, a Hop Growers of America promoveu o "Best Brazilian Craft Beer 2021" - HGA Best Brazilian Craft Beer 2021 – um concurso que elegeu a melhor cerveja estilo Hazy IPA do Brasil produzida com lúpulos americanos. Ação que envolveu dezenas de cervejarias de todo o Brasil e teve como ganhadora a Salvador Brewing de Caxias do Sul, já em segundo lugar a UX Brew e em terceiro a Croma.

Os participantes receberam 40kg de lúpulo americano e as três cervejarias que subiram ao pódio desfrutaram de um reembolso do representante da HGA no Brasil para a compra de novos lúpulos americanos, sendo esta premiação dividida em: 1º lugar: USD1000; 2º lugar USD500 e 3º lugar USD250. Ou seja, investimentos que ajudam cada vez mais a fomentar e apoiar os profissionais e marcas do setor.

Alan Gregor Sene é formado em Administração de Empresas e tem um currículo extenso no mercado cervejeiro, produzindo em casa desde 2005 foi o primeiro cervejeiro caseiro a fazer o curso de Técnico Cervejeiro no SENAI de Vassouras em 2009, já criou uma cervejaria, festivais de cerveja, cursos sobre cerveja, fez a importação e distribuição de cervejas nacionais e importadas, trabalhou com a importação de insumos para a produção de cerveja e atualmente é o Gerente da conta da USA Hops na River Global – representante no Brasil da Hop Growers of America - Organização comercial sem fins lucrativos com foco principal em apoiar o produtor de lúpulo, através de estatísticas sobre o setor e desenvolvimento de atividades de promoção comercial e educação. 

Para saber mais, acesse: www.usahops.org

 

Notícias Relacionadas »
Comentários »