MENU

30/01/2022 às 17h33min - Atualizada em 30/01/2022 às 17h33min

Secretaria de Administração e Modernização lança recadastramento de servidores municipais

O recadastramento será obrigatório e poderá ser feito via plataforma 1doc no portal da Prefeitura de Imperatriz.

João Rodrigues - Secretaria de Administração
A secretaria da Seamo, Brunna Neves, pediu grande empenho dos gestores de RHs para o sucesso do recadastramento de pessoal. (Foto: Patrícia Araújo)

O Comitê Multidisciplinar de Implantação do E-Social no Município, liderado pela Secretaria Municipal de Administração e Modernização (Seamo), lançou oficialmente nesta sexta-feira (28), o recadastramento geral de servidores. O procedimento é obrigatório e ocorrerá no período do dia 1º ao dia 10 de fevereiro, via plataforma 1doc, no portal da Prefeitura.

Durante o lançamento para gestores de Departamento de Recursos Humanos (RHs), no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), a secretária de Administração e Modernização, Brunna Neves, reforçou que o recadastramento atende uma das etapas de implantação do E-Social, programa federal que controla a Folha de Pagamento dos municípios e reforça a transparência das gestões.

No encontro, os gestores de RHs tomaram conhecimento oficial sobre o passo-a-passo do recadastramento online e tiraram dúvidas sobre o preenchimento, uma preparação para atenderem aqueles servidores que o procurarem com algum tipo de dificuldade.

“O recadastramento é uma ação da Seamo para atualizar a base de dados cadastrais de servidores do município, ação que é motivada pelo E-Social, é uma nova obrigação imposta pelo Governo Federal que vai exigir o envio de dados de Folha de Pagamento. Então precisamos que essa nossa base de dados esteja atualizada com as informações que estão na Receita Federal e Previdência Social”, explicou a secretária, Bruna Neves.

Dentre os benefícios para o servidor, com esta atualização de dados, está a agilidade na expedição de documentos e certidões, evitar duplicidade de informações, além de contribuir com atualização de dados dele junto ao Governo Federal, entre outros.

Assim como o município, o servidor, também, está sujeito a sanções em caso de não realizar o recadastramento.

“Será lançado um decreto pelo prefeito para regulamentar o recadastramento e as sanções, sendo que caso o servidor do município não faça o recadastramento ele pode ter o pagamento de salário suspenso e até responder a um processo administrativo”, alertou Brunna Neves, acrescentando que  “na verdade, isso por conta da exigência que o Município tem de prestar essas informações junto ao Governo Federal”.

Durante o lançamento, o responsável técnico pelo recadastramento, Vando Ladeira, e o superintendente da Tecnologia da Informação (STI), da Seamo, Derek Cunha Lima, apresentaram aos presentes o formulário online num telão onde detalharam sobre o preenchimento das informações, ocasião em que destacaram que algumas respostas são obrigatórias, como o caso de informe de dependentes com os respectivos documentos.

“O servidor vai tirar a foto e anexar no formulário, mas pode, também, ser em arquivo de PDF ou documento escaneado. Cada um deles deve ser enviado separadamente com identificação”, disse Derek Lima. As respostas obrigatórias terão a marcação em asterisco vermelho e se não forem preenchidas corretamente, o sistema (formulário) não avança para próxima etapa.

Já Vando Ladeira lembrou que a resposta sobre dependentes é tão importante que há risco de suspensão do pagamento de benefícios, como o salário-família, caso não sejam fornecidas as informações sobre os filhos.

Nos casos em que o filho seja recém-nascidos e não possuam, ainda, documentos, o servidor poderá fazer observação e atualizar posteriormente. No formulário, estão o Termo de Veracidade das informações e o Termo de Consentimento das informações, que obrigatoriamente terão de  estar “marcados” pelo servidor.

Amplia divulgação 

A meta da Seamo é que o prazo de recadastramento dos cerca de 10 mil servidores, que se inicia no dia 1º de fevereiro e encerra-se no dia 10, seja cumprido à risca. Para isso, Brunna Neves pediu empenho total dos gestores de RHs na multiplicação das informações para coordenadores nas respectivas secretarias.

No caso das duas maiores pastas, Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), e Secretaria de Educação (Semed), a comissão da Seamo vai realizar uma palestra, ainda, na segunda-feira, para reforçar as orientações.

Dentro do plano de divulgação em massa do recadastramento, a Seamo e a Assessoria de Comunicação firmaram acordo para a realização de uma campanha em massa de divulgação, a partir desta segunda-feira (31). Além das redes sociais, o chamamento para o recadastramento será feito em peças publicitarias, que serão veiculadas em emissoras de rádios e TVs.

Documentos necessários

*RG

*CPF

*Foto 3x4

*Título de eleitor

*Comprovante de residência

*Cópia de certidão de casamento

*Número do PIS-PASEP

*Carteira de trabalho

*Certidão de Nascimento

*CNH( Obrigatório para motoristas)

*Certidão de Reservista

Obs:  Documentos obrigatórios, se o servidor tiver dependentes

*RG

*Certidão de Nascimento da criança

*CPF

*Carteira de vacinação

*Martricula escolar.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »