MENU

30/01/2022 às 10h12min - Atualizada em 30/01/2022 às 10h12min

Livros & Leitura

Leia e comente.

Da Redação - GB Edições

A Arte de Pegar Leve

“Você é feliz?”, pergunta o comediante, psicólogo e neurocientista Brian King no prefácio de “A Arte de Pegar Leve: Como Lidar com Ursos, Trânsito e Todos os Estresses da Vida”.  Na obra publicada no Brasil pela VR Editora, selo Latitude, o escritor explora a ciência por trás do estresse e detalha as consequências no corpo e na mente. Formado em Psicologia e Neurociência na Universidade do Texas e PhD pela Bowling Green State University, Brian King já realizou centenas de shows como comediante ao redor do mundo para apresentar o humor como uma ferramenta terapêutica no controle do estresse. A união das duas práticas profissionais resultou em técnicas para lidar com o estresse baseadas no relaxamento, resiliência e aceitação apresentadas ao longo dos 10 capítulos da obra. Além de sugerir maneiras de lidar com as situações tensas do cotidiano, o psicólogo e neurocientista destaca as doenças resultantes da exposição intensa e frequente ao estresse, como transtornos de ansiedade, depressão, hipertensão, obesidade e abuso de substâncias. Brian alerta que a intenção da obra não é substituir a terapia: “O único objetivo é ser fonte de entretenimento, informação e conselhos”, afirma. “Lidar com os Ursos”, uma situação que foge ao controle, é uma das metáforas utilizadas pelo escritor para explicar as variadas reações associadas à tensão, como, por exemplo, a percepção de ameaça e sentimento de impotência. “O estresse é simplesmente uma reação. Ser capaz de redirecionar conscientemente as escolhas feitas por outras áreas do cérebro é a chave para ter uma vida menos estressante”, explica Brian. O livro tem 224 páginas.
 

O Homem Sem Relógio: Sonetos Dissonantes

O endosso do poeta e crítico Alexei Bueno descortina o suspense provocado pelo título do novo livro do escritor carioca Carlos Henrique Costa. “O Homem Sem Relógio: Sonetos Dissonantes” conta a busca do homem ocidental para escapar do tempo e viver o amor com plenitude. As variações feitas pelo autor sobre a forma padrão de um soneto justificam o termo “dissonantes” utilizado no subtítulo da obra. O leitor encontra perfeitos sonetos latinos em “Contradança à Beleza”, com rima única no poema “Se Morreu Paco de Lucía” e versos longos em “Cortesia Milenar”, além de outras estruturas ao longo das páginas. A leitura dos poemas feita com continuidade revela uma história sobre a compulsória missão de existir. Carlos Henrique dialoga com o seu próprio passado, ainda tão presente, e reflete sobre questões universais sempre necessárias. “O Homem Sem Relógio” é, na realidade, um alter ego do escritor, que colocou em palavras os sentimentos e vivências guardados. O livro é a terceira obra publicada pelo carioca. Carlos Henrique Costa é autor de “Tempo Desejo” (2006) e “Lira dos Sentidos” (2014), também de poemas. “A decisão de escrever um livro decorre de um desejo íntimo, uma necessidade pessoal de conceder ao mundo um depoimento literário acerca de um período vivenciado como homem e artista”, revela o autor. Com 128 páginas, o livro é da Editora Circuito.
 

Desencontros de Amor

Poderia ser um perfeito recorte da vida amorosa de diversas garotas que buscam pelo príncipe encantado, mas “Desencontros de Amor" é inspirado nas experiências da própria escritora carioca Gisele Fortes. A protagonista do terceiro livro da autora é Isabela, uma canceriana muito intensa que coleciona fracassos amorosos desde a primeira paixonite. A estreia foi com uma paixão platônica, infantil e inocente por Cláudio Lins, cantor e ator brasileiro que Bela conheceu em uma peça de teatro em 1984. Os amores ganham mais força conforme Gisele se aprofunda na adolescência da protagonista: o cantor da boy band preferida, o colega de classe, o menino da praia... São 22 capítulos divididos em quatro partes que reúnem descobertas e aprendizados amorosos de Isabela. Além da experiência literária, o leitor de “Desencontros de Amor” mergulha no universo da narrativa por meio da música. Cada capítulo é acompanhado de um QR code que o direciona para uma playlist. São letras consagradas e mais três canções inéditas compostas especialmente para a história. Autora também de “Pronta para Viver” e “Todas as Curvas do Caminho”, Gisele Fortes abusa das referências dos anos 1980, 1990 e 2000, principalmente sobre o Rio de Janeiro, cidade onde a história se passa, e os points de cada época. Boates emblemáticas e cartões-postais da cidade maravilhosa completam o enredo com a magia que só o amor verdadeiro sabe criar na mente dos jovens leitores.  O livro tem 156 páginas.
 

O Livro dos Pequenos Nãos

Em “O Livro dos Pequenos Nãos”, Heloisa Seixas explora o poder das escolhas, da sorte e do acaso. A obra acompanha a história de Lia ao longo de uma noite – enquanto ela revive as lembranças de seu relacionamento conturbado com Tito – e abre janelas para anos pregressos, apresentando outros personagens que, cada um à sua maneira, tiveram suas histórias reescritas. Com uma prosa que seduz e prende o leitor até a última página e com a habilidade de quem transita pelos mais diversos gêneros da ficção, a autora entrelaça passado e presente e tece uma narrativa sensível sobre o impacto das decisões – conscientes ou não – que acabam não apenas por definir nosso destino, mas também por nos tornar quem somos. Disponível em e-book pela Editora Companhia das Letras, o livro tem 144 páginas.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »