MENU

29/09/2020 às 00h00min - Atualizada em 29/09/2020 às 00h00min

Cinto de segurança: Um dispositivo que pode salvar vidas

Seis em cada dez motoristas não fazem uso do equipamento de segurança

Islene Lima
Ascom/PMI
Em caso de colisão, o cinto pode inibir que motorista e passageiros sejam jogados para fora do veículo, além de proteger a cabeça contra o para-brisas ou outras partes duras do veículo. - Fotos: Patrícia Araújo
O uso do cinto de segurança é obrigatório em todo território nacional. Mesmo sendo um equipamento importante e que pode salvar vidas, de acordo com a Agência Nacional  de Transportes Terrestres, seis em cada dez motoristas não fazem uso do dispositivo.

De acordo com estatísticas, o uso do cinto de segurança reduz tanto a gravidade dos acidentes, quanto a ocorrência  de ferimento, pois em caso de colisão, o peso pode ser 15 vezes maior. A coordenadora de educação para o trânsito da Secretária Municipal  de  Transportes, Setran, Terezinha Miranda, explica que muito dos acidentes poderiam não ser tão graves se o motorista e passageiros fizessem uso correto do equipamento de segurança.

“Infelizmente mesmo com campanhas, educação no trânsito e dados que apontam a gravidade do não uso do equipamento, as pessoas ainda insistem no erro. Eu sempre digo que prevenir é melhor que remediar, ninguém sabe quando será acometido de um acidente, como será, e a gravidade do impacto da batida. É melhor estar protegido sempre e seguir a lei, que obrigatoriamente exige o uso do cinto”.

No Brasil, o uso obrigatório do cinto de segurança completa 23 anos em 2020. E pesquisas apontaram que pessoas que sofrem acidentes de transito e usam o cinto de segurança têm entre 50% e 80% mais de  chances de sobreviver ou evitar lesões graves.

A coordenadora ressalta ainda a importância dos passageiros usarem o cinto, tanto em carros de passeio como em ônibus de viagem.

“Eu não entendo o motivo dos passageiros não usarem o cinto, já que em todo carro o equipamento está lá para uso, e o perigo é o mesmo, pois o passageiro pode acabar ferindo os da frente. Fazer uso correto do dispositivo pode salvar sua vida e de terceiros”.

ATENÇÃO! 
Segundo o artigo 167 do Código Brasileiro de Trânsito, CTB, dirigir sem utilizar o cinto de segurança é considerada infração de natureza grave, com multa no valor de R$ 195,23 e mais cinco pontos na CNH.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »