MENU

22/12/2021 às 12h03min - Atualizada em 27/01/2022 às 00h01min

10 dicas para harmonizar chá com alimentos

Chá Dō, curadoria especializada em chás e acessórios, dá dicas para essa experiência sensorial surpreendente

SALA DA NOTÍCIA Redação

O chá combina com todas as épocas do ano, seja no frio para aquecer ou no verão para refrescar. Para deixar essa experiência ainda mais saborosa, a harmonização é uma técnica de combinação, utilizada para destacar ou equilibrar sabores, aromas e sensações. Ela pode até criar um terceiro sabor, tornando o momento de tomar o chá uma apreciação única e inesquecível.

Além de ser delicioso e repleto de benefícios para a saúde, esta bebida originária da planta Camellia sinensis é versátil e permite a elaboração de múltiplas receitas com chá, incluindo ele como ingrediente.

Existem três regras principais para a harmonização entre o alimento e a bebida, confira: 

  • Por similaridade ou semelhança, onde busca-se características semelhantes entre o alimento e a bebida, equilibrando o sabor. Como por exemplo, um alimento bem condimentado que deve ser acompanhado de uma bebida mais potente e encorpada. Ou um alimento mais leve, combinado com uma bebida mais suave.
     

  • Por contraste, onde a ideia é utilizar alimentos que se contraponham às características da bebida. Por exemplo, uma bebida que possui notas doces e maltadas, trazendo equilíbrio ao sabor ácido de uma torta de limão.
     

  • Por complemento, onde busca-se trazer no alimento ou na bebida elementos que faltam no outro. Esta é a maneira mais rara de se conseguir uma harmonização. Um bom exemplo seria a degustação de tâmaras com o Chá preto orgânico - a fruta acentua as notas doces e carameladas da bebida e trazem notas que antes não eram percebidas-, como as notas amadeiradas. Também trazem maciez e enriquecimento ao seu sabor.

Além da composição aromática, ótimos sabores e múltiplos benefícios para a saúde, a Camellia sinensis possui infinitas possibilidades de combinações gastronômicas como entradas, pratos principais, sobremesas e bebidas, quentes ou geladas. Para prepará-la como bebida, é importante nos atentarmos aos detalhes do preparo, e assim conseguimos uma infusão perfeita.

 

Confira as combinações mais adequadas:


Chá Branco Orgânico Silver Needle Sítio Shimada: Peixe branco, salada, queijos suaves e sobremesas frutadas.

Chá Verde Bancha Torrado (Hojicha) Yamamotoyama: Peru, batatas, bebidas achocolatadas, sobremesas com especiarias e nozes.
Chá Verde Sencha Yamamotoyama: Rúcula, vegetais no vapor, salame, azeitonas, queijos, sopas, cheesecake e smooths.
Chá Verde Genmaicha Yamamotoyama: Blend que combina super bem com hambúrguer e sopas cremosas.
Chá Verde em Pó Amaya: Crepes doces e salgados, cheesecakes, smooths, mousse de chocolate e arroz basmati.
Chá Oolong Amaya: Pães, geleias, vegetais e carnes assadas.
Chá Preto Orgânico Sítio Shimada: Frango e carne suína, pratos picantes e sobremesa com especiarias.
Chá Preto Defumado Orgânico Sítio Shimada: Frango assado, carnes vermelhas, ovos, quiches diversos, peixes de sabor forte como salmão, queijos azuis e envelhecidos.
Chá Preto Agroflorestal Sítio Yamamaru: Pratos com vegetais assados, cogumelos, pratos picantes e sobremesas com chocolate.
Chá Preto a Granel Amaya: Carnes grelhadas ou assadas, sobremesas com nozes e outras frutas oleaginosas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Loading...