MENU

24/01/2022 às 16h52min - Atualizada em 24/01/2022 às 16h52min

Defesa Civil auxilia retorno de famílias ribeirinhas

Após baixa do nível do Rio Tocantins, as famílias estão voltando para suas casas em segurança

Islene Lima - com colaboração de Sara Batalha
Com baixa do Rio Tocantins famílias começam a voltar para suas casas com auxílio da Defesa Civil - Foto: Assessoria
 
Com a baixa do nível do Rio Tocantins, que chegou a marca de 10,80 metros acima do normal, nesta segunda-feira (24), os desabrigados começaram a retornar para suas casas, com apoio da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil (Sumpdec), e da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), que auxiliam desde as primeiras horas do dia na volta dessas famílias. 

De acordo com o superintendente Josiano Galvão, no final de semana, as famílias já começavam a voltar por conta própria aos seus lares, diante disso, desde a semana passada com a baixa do Rio, a equipe da Superintendência de Limpeza Pública (SLP), já realizava a remoção de sujeiras e entulhos de todos os locais que sofreram com a cheia do Tocantins.  

“Iniciamos hoje o retorno dessas famílias para suas casas, disponibilizamos cinco caminhões para auxiliar na mudança, levando utensílios, móveis e eletrodomésticos, que estarão disponíveis até que todos os desabrigados estejam brevemente nos seus lares”, destaca Josiano. 

A secretária de Desenvolvimento Social, Janaína Ramos, reforça que nesse primeiro momento, está prevista total assistência na mudança dessas famílias, com previsão que cinco abrigos sejam desativados, sendo: O Centro de Ensino Governador Acher, Escola Municipal Frei Manoel Procópio, Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva e quadra do bairro da Caema.

“A Sedes tem prestado toda assistência aos desabrigados e desalojado, com relatórios sociais, organização e alocação das famílias nos abrigos, assistência social integrada, arrecadação e distribuição de alimentos, roupas, calçados e materiais de higiene e uso pessoal, desde o último dia 27 de dezembro, equipes durante a semana e final de semana, para que as famílias se sintam seguras, não só nos abrigos, mas no retorno para suas casas. O planejamento de ações para as famílias após o retorno às suas residências, abrange visitas técnicas de assistentes sociais, psicólogas, e outros profissionais, afim de que seja feito um acompanhamento permanente para as famílias”, afirma Janaína. 

Vale destacar que o município trabalha arduamente no retorno dessas famílias, realizando a organização dos pontos afetados pela cheia. A Defesa Civil informa também que o nível do Rio Tocantins já voltou para sua calha normal, e a tendência é continuar baixando. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »