MENU

21/01/2022 às 18h43min - Atualizada em 21/01/2022 às 18h43min

Equatorial Maranhão alerta sobre perigo com instalações de antenas

AssImp / Equatorial Maranhão
Foto: Divulgação
A região nordeste segue liderando o ranking de acidentes fatais com choques elétricos, segundo o levantamento do Anuário 2021 realizado pela Associação Brasileira de Conscientização para Perigos da Eletricidade (Abracopel). Ainda segundo a pesquisa, a maioria dos acidentes acontece com pessoas ou profissionais não capacitados que chegam perto da rede elétrica ao manusear peças metálicas. Por isso, as antenas, que são constituídas de material metálico e condutor de eletricidade, representam um potencial risco de acidentes.

Para que os serviços possam ocorrer de forma segura é necessário sempre muito cuidado e atenção. Pensando em garantir a segurança de todos, a Equatorial Maranhão traz esse alerta e orienta a população quanto aos devidos cuidados com instalações e manutenções de antenas no meio rural. “Na zona rural é muito comum esse tipo de acidente. Geralmente, esses serviços de instalação de antenas nessas localidades são realizados de forma irregular, com pessoas que não possuem o conhecimento adequado de segurança. Por isso, que os acidentes acontecem e muitas vezes são fatais”, alerta o técnico de segurança da Distribuidora, Ronald Barbosa.

O técnico ressalta também o risco de realizar manutenções no período chuvoso. “O correto é fazer a instalação em tempo bom e sem chuva, pois além do risco de choque, as antenas podem atrair descargas atmosféricas (raios). Orientamos também a não usarem materiais flexíveis para prender a antena, como bambu ou cano, pois são leves e fáceis de dobrarem. Durante as ventanias, os riscos de acidentes aumentam, já que os ventos podem derrubar a antena e a chuva pode provocar rompimentos de fios elétricos na rede”, reforça o especialista.

Confira orientações importantes para evitar acidentes com antenas na zona rural:

- Contrate um profissional especializado em instalação de antenas;

- Escolha o local de instalação da antena, uma distância segura da rede elétrica, pelo menos 3 metros;

- Durante a instalação não se deve colocar cabos sobre a rede elétrica, pois mesmo que os fios estejam encapados, a capacidade de isolamento do material pode não ser o suficiente para evitar a passagem da eletricidade, ocasionando um acidente;

- Caso a antena caia sobre a rede elétrica, não toque ou tente pegá-la.

Em caso de acidentes dentro de casa, a melhor forma de ajudar é desligando o disjuntor ou a chave geral. Outra dica é não tocar na pessoa que está recebendo a descarga, o toque só é recomendado após a garantia de que a pessoa não está mais sofrendo choques elétricos, se não for possível, utilizar materiais não condutores e secos, como: madeira, plástico, panos grossos ou borracha. Para que a vítima receba os devidos cuidados é importante entrar em contato com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU – pelo número 192.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Loading...