MENU

20/01/2022 às 20h16min - Atualizada em 20/01/2022 às 20h16min

PSB, PT, PCdoB e PV vão recorrer ao TSE para ampliar prazo de registro de federações partidárias

Assessoria de Comunicação/PSB Nacional
Foto: Dinho Souto/Divulgação-PSB
  
O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, e a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, reuniram-se na manhã desta quinta-feira (20), em Brasília. Também participaram do encontro o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), o ex-governador de São Paulo, Márcio França (PSB), e o secretário-geral do PT, deputado federal Paulo Teixeira.

Na reunião, Siqueira falou sobre a gravidade do momento atual. Ele afirmou que o PSB sempre defendeu uma frente ampla, com uma união entre os partidos de esquerda, de centro e representantes da sociedade civil, para “estar à altura” de enfrentar o momento político que o país vive, de uma “conjuntura nacional de retrocesso profundo”.

“Nós precisamos superar nossas divergências e também estar com pessoas que pensam diferente da gente, mas que defendem a democracia. Por isso, é fundamental a necessidade da ampliação ao centro para garantir uma vitória e também para dar sustentação ao governo que irá se instalar no Brasil, se os eleitores nos permitirem, e assim criarmos uma nova realidade política para nosso país”, afirmou o presidente socialista.

No encontro, foram tratados temas como a possibilidade de criação de uma federação partidária e de alianças estaduais entre os dois partidos para as eleições deste ano.

E decidiram, junto com PCdoB e PV, ingressar até a próxima semana com um recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) solicitando o cumprimento do prazo estabelecido em lei aprovada no Congresso e que permitia a criação de federações após as convenções partidárias.

Por uma norma editada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, que também preside o TSE, esse prazo foi antecipado para 1º de março.

Os participantes também definiram um cronograma de trabalho com representantes do PSB, PT, PCdoB e PV, para discutir regras de uma eventual federação. As primeiras reuniões serão realizadas na próxima quarta-feira (26) e quinta-feira (27), na sede do PSB. Decidiram ainda realização de encontros entre os diretórios estaduais dos quatro partidos para discutir a possibilidade de formar a federação.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »