MENU

16/01/2022 às 21h58min - Atualizada em 16/01/2022 às 21h58min

Livros & Leitura

Leia e comente.

Da Redação
GB Edições

O Guarda-Roupa Modernista

Entre 1923 e 1929, Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade formaram um par icônico da cultura brasileira. O casal Tarsiwald – apelido cunhado por Mário de Andrade – se consagrou como um símbolo tanto no campo das artes visuais quanto no da literatura. Em “O Guarda-Roupa Modernista”, a professora e pesquisadora Carolina Casarin mostra como os dois se apropriaram da moda para deixar a sua marca. Inédita, esta farta pesquisa revela como os ideais modernistas e as contradições do movimento podem ser compreendidos a partir da escolha das roupas de dois notáveis intérpretes do Brasil. Por meio de diferentes registros da época – vestimentas, fotografias, pinturas, obras literárias, correspondências, depoimentos e recibos –, a autora nos apresenta a um casal vibrante que soube traduzir em sua aparência a irreverência, a elegância e as ambiguidades do nosso país. Com 288 páginas, o livro é da Editora Companhia das Letras.
 

Modernidade em Preto e Branco

Geralmente entendido como um movimento de elite, o modernismo brasileiro costuma ser associado a um seleto grupo paulistano. Contudo, desde as primeiras favelas das décadas de 1890 e 1900 até a reinvenção do carnaval nos anos 1930 e 1940, e atravessado pelo boom das novas mídias impressas e da fotografia, o modernismo perpassou diversas classes sociais e áreas geográficas. Neste livro, Rafael Cardoso oferece uma releitura radical do movimento, trazendo à luz elementos absolutamente centrais para seu desenrolar – e que não se encontram somente em terras paulistas. Ilustrado com uma centena de imagens, “Modernidade em Preto e Branco” combina extensa pesquisa com uma prosa envolvente, que guia o leitor por diversos âmbitos da sociedade brasileira entre 1890 e 1945. Um livro imprescindível para a compreensão ampla do modernismo brasileiro e da formação histórica do país. Com 372 páginas, o livro é da Editora Companhia das Letras.
 

Por que Não Consigo Emagrecer?

Quantas vezes você já ouviu que, para emagrecer, basta querer? Ou será que foi você que disse isso para quem quisesse (ou não) ouvir? Ao mesmo tempo, pense em quantas vezes você ou alguém próximo tentou uma nova dieta ou passou por diferentes profissionais, mas não atingiu o resultado que desejava. Será que emagrecer é mesmo tão simples assim? Será que tudo o que faltou foi "força de vontade"? “Em Por que Não Consigo Emagrecer?”, a nutricionista Desire Coelho explica como funciona o emagrecimento e quais são as barreiras genéticas, fisiológicas e comportamentais que a maioria das pessoas enfrenta pelo caminho. Mas, atenção: aqui você não vai encontrar uma receita mágica ou infalível para emagrecer. O objetivo é ajudar o leitor a compreender que seu processo é único e que, quanto mais honesto e realista for consigo mesmo, mais ele estará perto de traçar estratégias efetivas, levando em consideração sua saúde física e emocional. Com 384 páginas, o livro é da Editora Fontanar.
 

Marx

Karl Marx foi o primeiro teórico do capitalismo global e, provavelmente, continua sendo seu crítico mais incisivo. Elegendo o ativismo político de Marx como centro gravitacional de sua obra, Terrell Carver oferece uma visão geral das ideias do pensador alemão à luz de conceitos que continuam vigentes, como luta de classes, progresso, democracia e exploração. Para isso, o autor considera os escritos de Marx em sua dimensão mais ampla – panfletos, artigos jornalísticos, discursos, correspondência e livros publicados – e dá conta de uma dupla tarefa: estabelecer um diálogo direto entre o pensamento do filósofo e os problemas do mundo contemporâneo e, ao mesmo tempo, renovar a compreensão que temos dele, como homem e crítico fundamental da modernidade. Com isso, (re)descobrimos um Marx absolutamente atual, lutando com questões que seguem nos preocupando, e cujas ideias ressoam de muitas maneiras nos debates políticos de hoje. Com 344 páginas, o livro é da Editora Zahar.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »